1º DE MAIO – LUTAR PELOS DIREITOS! - VALORIZAR OS TRABALHADORES
- Detalhes
- Criado em Seg. Abril 2018
- Publicado em Seg. Abril 2018
O 1º de Maio é um dia um dia de luta e de festa. A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, promove um dia repleto de actividades. Logo de manhã vamos fazer desporto, podemos correr 4Km, na mini-corrida, ou fazer os 15 Km. Na Alameda D. Afonso Henriques teremos música e as tasquinhas dos sindicatos com: o Caldo Verde, sardinha assada, bifanas, couratos, granada, entre outros petiscos.
Maio é Luta, por isso marcamos encontro com todos às 14h30 no Martim Moniz e participar na manifestação do Dia Internacional do Trabalhador, vamos expressar na rua as nossas reivindicações, vamos lutar pelos direitos e exigir a valorização dos trabalhadores, porque são os trabalhadores que produzem riqueza, por isso exigem melhores condições de trabalho.
LUTAR POR ABRIL
- Detalhes
- Criado em Seg. Abril 2018
- Publicado em Seg. Abril 2018
Este ano comemora-se o 44º Aniversário do 25 de Abril sob o lema “ Lutar por Abril”. A USL-CGTP-IN apela a todos para participarem nas comemorações populares da Revolução Abril que se inicia às 15h00, na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa.
A revolução de Abril constituiu um momento ímpar da história do povo português, um acto de emancipação social e nacional. Comemorar e cumprir Abril é ter presente o heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), logo seguido de grandioso apoio e decidida intervenção popular, que derrubou o regime fascista. Foram profundas as transformações democráticas, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos, impulsionou alterações políticas, económicas, sociais e culturais, afirmou a soberania e a independência nacionais, consagrando-as na Constituição da República Portuguesa de 1976.
PELA DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO NO MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL!
- Detalhes
- Criado em Qui. Fevereiro 2018
- Publicado em Qui. Fevereiro 2018
A 7 de Fevereiro, uma delegação composta pela Direcção do STML - Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa e trabalhadores do Maria Matos Teatro Municipal (MMTM) entregaram um abaixo-assinado dirigido ao Presidente da CML onde repudiam a intenção em concessionar a privados a gestão deste equipamento cultural, além de exigirem a salvaguarda dos seus direitos, postos de trabalho e o respeito pelos respectivos perfis profissionais.
O abaixo-assinado entregue recolheu a concordância de cerca de 60% dos trabalhadores da EGEAC, materializando uma vontade inequívoca contra a política que actualmente o Executivo Municipal procura impor na cidade.
De sublinhar, a presença do CENA-STE (Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos) na ação realizada nos Paços do Concelho demonstrando a sua solidariedade para com os trabalhadores do MMTM, assumindo idêntica posição sobre a concessão de um espaço cultural de referência e excelência que pode e deve manter-se sob alçada de uma gestão pública, passível de ser devidamente escrutinada face aos interesses da população e agentes culturais da cidade de Lisboa.
O Sindicato assumiu que não baixará os braços na luta contra a concessão do MMTM, defendendo intransigentemente os interesses dos seus trabalhadores. Luta igual será assumida contra qualquer forma, disfarçada ou não, de privatização dos equipamentos ou espaços de interesse público.
MAIS DE 150 ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM OS TRABALHADORES DA EX-TRIUMPH!
- Detalhes
- Criado em Qua. Fevereiro 2018
- Publicado em Qua. Fevereiro 2018
As trabalhadoras (es) da TGI (Têxteis Gramax Internacional), ex-Triumph Internacional, foram confrontadas com a declaração de insolvência por parte da administração, estando com salários e complementos em atraso desde Novembro de 2017. Foi anunciado publicamente a realização de um concerto em solidariedade com estas trabalhadoras, organizado pela União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN e Sindicato dos Têxteis do Sul, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, a realizar-se no próximo dia 18 de Fevereiro (domingo), às 16h, no Pavilhão do Sport Clube Sacavenense.
Realizou-se hoje, 7 de Fevereiro, uma Conferência de Imprensa para apresentação do Cartaz.
Estiveram presentes na Conferência, para além de uma delegação de trabalhadoras da Ex-Triumph, Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Libério Domingues, coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa e Manuela Prates do Sindicato dos Têxteis do Sul.
Neste concerto estão envolvidos cerca de 160 artistas que, no dia 18 Fevereiro, participarão no Concerto Solidário, contribuindo e alargando a onda de solidariedade entretanto desenvolvida com estas trabalhadoras.
MÚSICOS E BANDAS PARTICIPANTES:
· A.P. Braga
· António Saiote e Ensemble de Clarinetes
· Banda de Musica da Academia Recreativa Musical de Sacavém
· Bombrando – Grupo de Percussão
· Celina da Piedade
· Coro da ANALOR - Associação dos Naturais e Amigos de Loriga
· Coro da Liga dos Amigos das Minas de S. Domingos
· Duarte
· Ezequiel Ferreira
· Fast Eddie Nelson
· Hill's Union
· Hornamental
· Jorge Rivotti
· Luísa Amaro
· Manuel Teixeira
· Marília de Sousa
· Orquestra Ligeira da Sociedade 1º de Agosto Santa Iriense
· Peste e Sida
· Samuel
· Sebastião Antunes
· Tonecas Prazeres
· Vitorino
APRESENTAÇÃO: Cândido Mota e Mafalda Santos
A entrada é gratuita.
CONCERTO SOLIDÁRIO COM TRABALHADORAS DA EX-TRIUMPH
- Detalhes
- Criado em Ter. Fevereiro 2018
- Publicado em Ter. Fevereiro 2018
CONCERTO SOLIDÁRIO COM AS TRABALHADORAS
DA EX-TRIUMPH
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
(Apresentação do Cartaz e Artistas Participantes)
7 de Fevereiro - 11h30
Sede da União dos Sindicatos de Lisboa
(Av. Engº Arantes e Oliveira, nº5 Sobreloja D, Olaias)
Depois do anúncio público do concerto organizado pela União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN e Sindicato dos Têxteis do Sul, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, em solidariedade com as trabalhadoras da ex-Triumph, a realizar-se no próximo dia 18 de Fevereiro (domingo), às 16h, no Pavilhão do Sport Clube Sacavenense, realiza-se amanhã uma Conferência de Imprensa.
TRABALHADORES DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO CONTINUAM A LUTA!
- Detalhes
- Criado em Ter. Fevereiro 2018
- Publicado em Ter. Fevereiro 2018
Os trabalhadores das empresas de distribuição:
EXIGEM:
- o aumento dos salários de todos os trabalhadores;
- o fim da tabela B;
- a progressão automática dos operadores de armazém até ao nível de especializado.
NÃO ACEITAM:
- a redução do valor pago pelo trabalho suplementar prestado;
- a redução do valor pago pelo trabalho em dia Feriado;
- o Banco de Horas.
O CESP e os trabalhadores do sector vão continuar a luta pelas suas justas reivindicações, com acções de denúncia à porta de vários locais de trabalho. Nestas acções denunciaremos situações concretos de irregularidades em cada um dos locais de trabalho/empresa e a intransigência patronal na revisão do Contrato Colectivo de Trabalho.
No dia 6 de Fevereiro de 2018, às 11h, dirigentes, delegados sindicais e trabalhadores das empresas de distribuição vão concentrar-se frente ao Ministério do Trabalho, data da primeira reunião de conciliação nos serviços do Ministério do Trabalho. Considera o CESP que não há qualquer movo para que as empresas e a APED insistam na retirada ou redução de direitos aos trabalhadores para aumentar salários e corrigir injustiças. Não podemos aceitar que a mesma empresa pague salários mais baixos, 40 euros, a trabalhadores com a mesma categoria profissional e antiguidade na empresa, apenas porque trabalham em distritos diferentes. Nalguns casos a distância entre lojas é inferior a 2 ou 3km.
Não podemos aceitar que nos armazéns destas cadeias de distribuição, em que o trabalho é altamente qualificado e desgastante, com os trabalhadores a carregar alguns milhares de quilos todos os dias, se continuem a pagar, a trabalhadores a 8, 10, 15 e 20 anos de antiguidade, salários de 580 ou 590 euros, menos que os trabalhadores com igual antiguidade nas lojas. Ambos fazem trabalho igualmente qualificado, ambos têm de ter salários iguais porque o trabalho é de valor igual.
Cerca de 40% dos trabalhadores deste sector recebem salários abaixo dos 600 euros. 80% recebem salários abaixo dos 640 euros. É injusto!
E por isso os trabalhadores não desarmam e continuam a luta pelo aumento dos salários de todos os trabalhadores, pelo fim da tabela B (mais baixa que se aplica em todos os distritos, excepto Lisboa, Porto e Setúbal) e pela correcção da injustiça na carreira profissional dos operadores de armazém.
Dia 10 Fevereiro 2018 - a luta será no El Corte Inglês, Lisboa
DIA 20 DE FEVEREIRO - GREVE E MANIFESTAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EMEF
- Detalhes
- Criado em Sex. Fevereiro 2018
- Publicado em Sex. Fevereiro 2018
Dirigentes e delegados sindicais, membros da Comissão e Sub-Comissões de trabalhadores decidiram, marcar uma greve durante todo o período de trabalho no dia 20 de Fevereiro de 2018, dia em que se realizará uma manifestação nacional, em Lisboa, com concentração às 10h30 na estação de Entrecampos, com posterior deslocação ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas;
Igualmente foi decidido realizar plenários em toda a empresa na semana de 12 a 16 de Fevereiro, também com objectivo de, desde já, se discutir a nova calendarização de lutas a anunciar na manifestação nacional.
CONCENTRAÇÃO DE TRABALHADORES DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO E SEUS REPRESENTANTES!
- Detalhes
- Criado em Qui. Fevereiro 2018
- Publicado em Qui. Fevereiro 2018
No próximo dia 6 de Fevereiro de 2018, pelas 11h, nos Serviços da DGERT no Ministério do Trabalho em Lisboa, realiza-se a primeira reunião de conciliação para revisão do CCT para as empresas de Distribuição.
Como é do conhecimento de todos, as empresas e a APED insistem na redução do valor pago pelo trabalho suplementar, pelo trabalho em dia feriado e pretendem a introdução do regime de banco de horas no CCT.
O CESP não aceita e exige o aumento dos salários de todos os trabalhadores e o fim da tabela B e a promoção automática até ao nível de especializado do operador de armazém.
No dia da primeira reunião de conciliação decidiu a direcção do CESP realizar uma concentração com todos os membros da DN do CESP, todos os delegados sindicais das empresas de distribuição e trabalhadores em folga.
ATO PÚBLICO DE SOLDARIEDADE COM A PALESTINA É HOJE!
- Detalhes
- Criado em Qua. Janeiro 2018
- Publicado em Qua. Janeiro 2018
É HOJE! DIA 31.01. FRENTE À EMBAIXADA DE ISRAEL! NÃO FALTES!
VALE A PENA LUTAR - VITÓRIA DO CESP E DOS TRABALHADORES!
- Detalhes
- Criado em Qua. Janeiro 2018
- Publicado em Qua. Janeiro 2018
Após intervenção do CESP, dois trabalhadores da empresa de trabalho temporário EGOR a laborar no entreposto Lidl do Linhó passaram aos quadros do Lidl.
Estes trabalhadores tinham sido surpreendidos com uma carta de despedimento no passado dia 19 Dezembro por parte da EGOR, sendo uma mostra clara de represálias, pelo facto dos trabalhadores falarem nos plenários no entreposto do Linhó e por terem aderido à greve realizada no dia 18 de Novembro.
Esta é uma grande vitória dos trabalhadores e a prova que "quem luta pode sempre ganhar, quem não luta não ganha de certeza."
Mais artigos...
- TRABALHADORES DAS IPSS's REUNIDOS EM ENCONTRO
- 31 DE JANEIRO - ATO PÚBLICO DE SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA!
- CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA PLATAFORMA LISBOA EM DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
- TRABALHADORES DO COMPLEXO DE MARVILA EXIGEM RESPOSTAS URGENTES AOS SEUS PROBLEMAS!
- GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE RESISTÊNCIA, UNIDADE E LUTA DAS TRABALHADORAS DA TRIUMPH!
- PLATAFORMA LISBOA EM DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, PRESENTE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA
- COMISSÃO DE UTENTES DOS TRANSPORTES DE LISBOA EM CONTACTO COM A POPULAÇÃO!
- CAMPANHA "VALORIZAR O TRABALHO - VALORIZAR OS TRABALHADORES, ESTEVE NA SAINT-GOBAIN!