GREVE DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE SAÚDE DE LISBOA NORTE

GREVE DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE SAÚDE DE LISBOA NORTEO Sindicato dos Enfermeiros Portugueses decretou greve no ACES Lisboa Norte, para o dia 16, reivindicando a admissão de mais enfermeiros. O SEP decretou greve para o dia 16 de Março e concentração, às 10h30, em frente ao Centro de Saúde de Sete Rios, seguida de dois meses de greve aos fins de semana e feriados.

Esta foi a decisão do plenário de enfermeiros a 20 de Fevereiro. A carência de enfermeiros é evidente. Existem 325 mil utentes inscritos para um total de 126 enfermeiros. São necessários cerca de mais 140 para dar resposta às reais necessidades dos utentes. Segundo a Direcção Executiva do ACES, estão perspectivadas 12 vagas para o próximo concurso e refere estar a ser negada, pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo, a possibilidade de mobilidade/cedência de interesse público.

A grave carência de enfermeiros tem provocado:

A redução do horário de atendimento nas consultas de enfermagem de saúde infantil e da saúde materna;

A suspensão de vários programas que requerem intervenção dos enfermeiros, designadamente, diabetes, unidade móvel e consulta domiciliária ao recém-nascido;

Dificuldade de constituição e de resposta das equipas de cuidados continuados integrados, designadamente de consultas de enfermagem em contexto domiciliário;

Para além desta diminuição de resposta aos cidadãos:

– Muitas actividades regulares são prosseguidas através da realização de trabalho extraordinário (chegando às 20h por mês por enfermeiro);

– O Atendimento Complementar aos sábados, domingos e feriados é prosseguido integralmente, também, através da realização de trabalho extraordinário.

A insatisfação e a exaustão atingiram os limites, diz o SEP.

Está em... Home Acção Reivindicativa GREVE DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE SAÚDE DE LISBOA NORTE