Novos salários e aumento do pagamento do trabalho de escala em feriado para os trabalhadores das IPSS's

Acordo entre CESP e CNIS entra em vigor a 1 de Julho

Após 7 anos e várias lutas, trabalhadores das IPSS's voltam a ter direito ao pagamento das horas trabalhadas, quando escalados em feriado

Garantida a subida de todos os salários da tabela salarial e valorização das carreiras e profissões

Desde 2012 (alteração ao Código do Trabalho da iniciativa do Governo PSD/CDS-PP) que os trabalhadores das IPSS's tinham trabalho forçado nos feriados e sempre que prestavam trabalho nesse dia ganhavam o direito a receber apenas metade das horas trabalhadas ou metade do tempo trabalhado em descanso.

Finalmente, com a persistência do CESP, após 7 anos e muitas lutas a situação foi revertida e reposta para todos os trabalhadores das IPSS's a regra que vigorava antes de 2012, ou seja, o direito a receber 100% das horas trabalhadas ou a gozar em descanso compensatório 100% do tempo. 

Esta vitória é a prova de que vale a pena lutar!

Também os salários da tabela salarial em vigor serão aumentados, garantindo que apenas em inicio de carreira estes trabalhadores receberão valor equivalente ao SMN, que será a base da tabela salarial. Todos os restantes níveis e profissões serão aumentados, garantindo a diferenciação e a valorização profissional dos trabalhadores.

A Direcção Nacional do CESP