PLENÁRIO DE TRABALHADORES DA PORTWAY E SPdH CONTRA DESPEDIMENTOS!O sector do handling, tal como o conhecemos hoje, está em causa, podendo mesmo no curto prazo, levar ao desaparecimento dos operadores actuais (Portway e SPdH) e a sua substituição por operadores "piratas". Dada a necessidade de debatermos diversas situações que se verificam na SPdH em particular e no Handling em Portugal em geral, o SITAVA convocou um Plenário de Trabalhadores para o próximo dia 18 de Abril, entre as 15h30 e as 18h00, no refeitório TAP.

Ler comunicado do SITAVA aos trabalhadores.

 

As razões do plenário e a discussão que é necessária fazer:

1. Considerando que a SPdH mantém uma política de horários de trabalho extremamente penalizadora quanto a horários de trabalho, ignorando as inúmeras propostas do SITAVA.

2. Considerando que, dentro dessa política, subsistem inúmeras trocas de horários ad hoc, à margem do AE e sem o acordo dos trabalhadores desestabilizando de uma forma insustentável a vida dos trabalhadores.

3. Considerando a ausência de revisão salarial em 2015.

4. Considerando a falta de vontade da SPdH em proceder também em 2016 a qualquer revisão salarial.

5. Considerando o actual momento do handling em Portugal, que atravessa hoje, a fase de maior instabilidade de sempre, consequência da aplicação da Directiva 96/67/CE e do Despacho 14886-A.

6. Considerando que, fruto desta instabilidade é urgente a tomada de medidas não só internas, como externas, nomeadamente; a negociação de um Contrato Colectivo de Trabalho, parar a liberalização/anular o despacho 14886-A, lutar contra a precariedade e os baixos salários.