A Comissão Distrital para a Igualdade entre Mulheres e homens da CGTP-IN realizou uma tribuna pública na Praça da Câmara, a partir das 12h30, dando voz aos ativistas sindicais. Orlando Gonçalves, do CESP, falou dos horários e dos baixos salários que se vive no setor do comércio; Maria de Jesus, do STAL, veio falar do conjunto de direitos conquistados com o 25 de Abril e a importância de os defender porque nada está garantido; Beny, do SITE, veio falar dos horários, da laboração contínua nas fábricas a que muitas trabalhadoras estão sujeitas e que era desnecessário, porque não são serviços essenciais e contribuem para a degradação da situação da mulher e mãe trabalhadora. Elson falou sobre os ritmos de trabalho na saúde. Célia Portela, da União e da Comissão, focou que as mulheres são as mais afetadas pelos baixos salários, o trabalho a tempo parcial, a precariedade e o desemprego atinge maioritariamente as mulheres no concelho de Vila Franca de Xira.

Homens e mulheres uniram-se nesta praça para defender a igualdade na vida e no trabalho.