MILHARES EM LISBOA NA MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!Milhares de jovens trabalhadores manifestaram-se, no dia 28 de Março (Dia Nacional da Juventude), nas ruas de Lisboa contra os vínculos precários e os baixos salários. A Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora, convocada pela Interjovem da CGTP-IN, com o lema "O tempo é hoje! Vencer a precariedade, defender os nossos direitos". Partindo da Praça da Figueira em direcção à Assembleia da República foram muitos os jovens que empunhando bandeiras da Interjovem/CGTP-IN gritaram palavras de ordem como "O trabalho é um direito, sem ele nada feito!" ou "A luta continua, nas empresas e na rua!" - foram também muitos os trabalhadores de centros de atendimento (call centers) que participaram neste protesto fazendo greve e foram milhares os que chegaram enérgicos à Assembleia para ouvir as intervenções de João Barreiros, coordenador da Interjovem da CGTP-IN e Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.

Ver as fotos da manifestação.

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!A Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, aprovada pelo Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN, é o momento de afirmação das bandeiras de luta da juventude, das suas reivindicações e é, por estas características, uma boa razão para para reivindicar e dinamizar a luta pela resolução dos problemas concretos. É também, pela expressão de massas que terá, um importante momento de afirmação e mobilização para o 1º de Maio.

A defesa da contratação colectiva, eixo fundamental para a afirmação e conquista de direitos por parte dos jovens trabalhadores. O combate pela revogação das normas gravosas da legislação laboral e contra o recurso à sub-contratação e às empresas de trabalho temporário. A luta contra a Precariedade, os horários desregulados e os baixos salários, pelo direito ao trabalho com direitos e pelo aumento geral dos salários. Vamos fazer uma grande manifestação de Jovens Trabalhadores no dia 28 de Março, às 15 horas, desde a Praça da Figueira até à Assembleia da República.

O TEMPO É HOJE! VENCER A PRECARIEDADE, DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS!

Ler documento da Interjovem.

TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A União dos Sindicatos de Lisboa e a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN realizou ontem, na Rua do Carmo, uma tribuna pública que assinalou o dia Internacional da Mulher. Esta iniciativa esteve inserida na Semana da Igualdade (6 a 10 de Março), organizada pela Intersindical Nacional, sob o tema Valorizar o trabalho – Efectivar a Igualdade. A Tribuna de Rua contou com a moderação da Jornalista Maria José Garrido, jornalista da TVI e com a participação de diversos oradores.

A tribuna contou com a intervenção de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN.

Esta acção foi concluída com um excerto de um espectáculo de Cláudia Dias e a participação de Jaime Neves, Pablo Fidalgo Lareo e Karas - Atenção à direita, que através da expressão corporal, do boxe e da palavra, coloca em evidência a importância de se reagir, resistir e lutar para que o mundo avance.

Mais... TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRO

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRONo próximo dia 21 de Outubro realiza-se a 8ª Conferência Nacional da Interjovem, na União de Associações de Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sob o lema "Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade" jovens trabalhadores vão reflectir e discutir as orientações para a actividade sindical deste Órgão específico da CGTP-IN, bem como eleger a nova direcção nacional para o respectivo mandato.

A Interjovem desempenha um papel fundamental na definição das orientações gerais de intervenção dos sindicatos junto dos jovens trabalhadores, nas empresas, nos locais de trabalho ou em iniciativas de rua.

A partir de qualquer sindicato ou sector de actividade procura esclarecer e incentivar à sindicalização e organização para o desenvolvimento da luta, meio essencial para enfrentar os ataques aos seus direitos ou para as conquistas das suas reivindicações.

Ler tarjeta aos jovens trabalhadores.

ACABAR COM A PRECARIEDADE É CONSTRUIR O FUTURO!

doc interjovem lisboa precariedadeConstruir o futuro é combater todas as formas de precariedade, é exigir o aumentos dos salários, é reduzir e regular os horários de trabalho. Cada posto de trabalho tem de corresponder a um contracto efectivo. Mais salário representa uma real melhoria do poder de compra dos trabalhadores. As 35 horas para todos e sem adaptabilidades, banco de horas e outras desregulações nos horários de trabalho são essenciais para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores.

Luta e sindicaliza-te, é a resposta mais firme à exploração que o patrão impõe!

Lê o comunicado da Interjovem Lisboa.

7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!A Interjovem, enquanto organização específica da CGTP-IN, desenvolve a sua acção no quadro dos seus princípios e objectivos fundamentais de unidade, democracia, independência, solidariedade e do sindicalismo de classe e de massas. É neste âmbito que se enquadra a Interjovem/Lisboa e a sua intervenção junto dos jovens trabalhadores no distrito de Lisboa, dando expressão aos seus problemas específicos e às suas legítimas aspirações, enquadrada no conjunto da acção desenvolvida pela USL e pelos sindicatos, afirmando a sua natureza de classe e o papel insubstituível da CGTP-IN na conquista e defesa dos direitos dos trabalhadores. A Interjovem/Lisboa é ainda o espaço necessário para a discussão dos problemas da juventude e da sua resolução.

Mais... 7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR...

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES - NÃO A UM FUTURO DE PRECARIEDADE! EXIGIMOS ESTABILIDADE!Sob o mote "Basta! Não a um futuro de Precariedade! Exigimos Estabilidade!" jovens trabalhadores, mobilizados pela Interjovem/CGTP-IN, saíram à rua para participar na Manifestação Nacional da Juventude, em Lisboa. Esta manifestação que juntou, esta tarde, milhares de jovens vindos de diversos pontos do país, teve início no Largo do Camões e terminou numa empolgante concentração em frente à Assembleia da República.

O Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, disse na sua intervenção que a precariedade é "assédio moral" e "tortura psicológica" e "um vírus que corrói as famílias e a própria sociedade". Pediu "a revogação de normas gravosas dos últimos quatro anos que facilitaram os despedimentos e reduziram as indemnizações". Os manifestantes responderam com palavras de ordem como "queremos trabalhar, não queremos emigrar" ou "juventude está na rua, a luta continua". Foi já junto da Assembleia da República que aprovaram uma resolução na qual apelam à unidade dos jovens em torno da luta contra a precariedade, pela defesa do emprego e aumentos salariais, melhor política fiscal e a realização de um "grandioso 1.º de maio".

Mais... MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES - NÃO A UM FUTURO DE PRECARIEDADE! EXIGIMOS ESTABILIDADE!

28 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA - 31 DE MARÇO - 14H30 NO LARGO CAMÕESA Interjovem/CGTP-IN convocou para dia 31 de Março, pelas 14h30 no Largo Camões uma manifestação nacional que assinalará o Dia Nacional da Juventude. No dia 28 de Março de 1947, juntaram-se centenas de jovens num acampamento organizado pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil), em Bela Mandil, no Algarve. Um dia de coragem e resistência dos jovens que, em plena ditadura fascista, resistiram à intimidação, repressão e violência de guardas armados da GNR e de agentes da PIDE que os obrigaram a suspender imediatamente as actividades de convívio que decorria (música tocada por músicos amadores, baile, comensalidade) e a retirarem-se sem delongas. Foi a luta destes jovens e do povo do nosso País que levou, após anos de resistência, à Revolução de Abril.

Mais... 28 DE MARÇO - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

MANIFESTAÇÃO NACIONAL DA JUVENTUDE TRABALHADORA - 31 DE MARÇO - 14H30 NO LARGO CAMÕESOs jovens trabalhadores são as vítimas maiores da politica de direita e, por isso, é preciso afirmar as suas reivindicações, designadamente, exigir medidas legislativas de combate eficaz à precariedade laboral e à resolução de outros problemas concretos que afectam as suas vidas, bem como reclamar uma mudança efectiva de politica para um Portugal com futuro! No dia 31 de Março vamos comemorar o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE com uma concentração de JOVENS TRABALHADORES, em Lisboa, às 14:30 horas, no Largo de Camões, a que se seguirá uma grande MANIFESTAÇÃO que terminará junto à Assembleia da República.

Ler documento aos jovens trabalhadores.

Está em... Home Organizações