CONDOLÊNCIAS ÀS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS DE PEDROGÃO GRANDE E FIGUEIRÓ DOS VINHOS

A CGTP-Intersindical Nacional apresenta as condolências às famílias das vítimas dos incêndios verificados nos concelhos de Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos.

Neste momento trágico para as populações destes concelhos, a CGTP-IN valoriza o trabalho dos bombeiros e das populações que, com grande coragem e abnegação, continuam a lutar para debelar o incendio que roubou dezenas de vidas, promoveu um rasto de destruição e deixou o povo português profundamente consternado com uma das maiores tragédias humanas e ambientais ocorridas em Portugal.

A CGTP-IN manifesta a sua solidariedade a todos os que vivem momentos de grande angústia e sofrimento e exorta o Governo e outras instituições a que tomem medidas urgentes para responder aos inúmeros problemas sociais que esta calamidade está a provocar.

VIGÍLIA DE SOLIDARIEDADE PARA COM OS TRABALHADORES PERSEGUIDOS PELA PRESTIBEL! AMANHÃ ÀS 16 HORAS NA CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA

PRESTIBEL EXERCE REPRESÁLIAS SOBRE TRABALHADORES QUE FIZERAM GREVEDesde o dia 1 de Dezembro, 6 trabalhadores da empresa Prestibel, contratada pela Câmara municipal da Amadora para assegurar o serviço de vigilância da Biblioteca Municipal, resistem à ordem persecutória e ilegal de transferência de local de trabalho. Depois de estes trabalhadores aderirem, a 27 de Outubro, à Greve Nacional da Vigilância Privada convocada pelo seu Sindicato, o STAD, todos os 6 trabalhadores sindicalizados receberam (o único não sindicalizado e que não aderiu à Greve foi “poupado” pela empresa), por SMS em 30 de Novembro, ordem de transferência para outros postos de trabalho diferenciados.

Mais... VIGÍLIA DE SOLIDARIEDADE PARA COM OS TRABALHADORES PERSEGUIDOS PELA PRESTIBEL! AMANHÃ ÀS 16 HORAS...

INTEGRAÇÃO LABORAL É CENTRAL PARA A INSERÇÃO SOCIAL DOS IMIGRANTES

INTEGRAÇÃO LABORAL É CENTRAL PARA A INSERÇÃO SOCIAL DOS IMIGRANTESA USL realizou no dia 30 de Novembro, na Junta de Freguesia do Lumiar, um Seminário sobre “Integração e Direitos laborais dos imigrantes na Cidade de Lisboa”, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e integrado no PMIIL – Plano Municipal para Integração dos Imigrantes na Cidade de Lisboa.

Ver programaSaber mais aqui!

Mais... INTEGRAÇÃO LABORAL É CENTRAL PARA A INSERÇÃO SOCIAL DOS IMIGRANTES

ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE COM AS TRABALHADORAS DA TRIUMPH INTERNACIONAL

SOLIDARIEDADE PARA COM AS TRABALHADORAS DA TRIUMPH INTERNACIONALA Câmara Municipal de Loures promoveu no passado dia 28 de Maio, uma iniciativa de solidariedade com as trabalhadores da Triumph Internacional, empresa que labora no concelho. Iniciativa de grande significado pela manutenção dos postos de trabalho. Esta acção solidária contou com grande variedade musical e projecção de um vídeo sobre a importância desta empresa no sector e na região. Intervieram a Comissão Sindical da Triumph, Libério Domingues, Coordenador da USL e Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal. Este processo de intenção de encerramento da laboração da Triumph Internacional é incompreensível e inaceitável. Pode mesmo dizer-se que tem tudo o que de mau um processo desta natureza pode ter: ao desperdiçar anos e anos de experiência, conhecimentos e saberes adquiridos e ignorando os impactos extremamente negativos para os trabalhadores e para as suas famílias, para a economia da região e do próprio país.

Ler intervenção de Libério Domingues.

CGTP-IN SOLIDÁRIA COM OS TRABALHADORES ESTIVADORES DO PORTO DE LISBOA

CGTP-IN SOLIDÁRIA COM OS TRABALHADORES ESTIVADORES DO PORTO DE LISBOAA CGTP-IN manifesta a sua solidariedade à luta dos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, pela defesa da contratação colectiva, contra a precariedade, a prepotência e a arrogância patronal. Uma luta que ganha maior relevância face ao anúncio de um suposto despedimento colectivo que é ilegal e a uma violação grosseira da Lei da Greve, perpetrada pelo patronato, com o apoio da PSP. Os problemas laborais não se resolvem com o recurso à mentira, ao terrorismo psicológico e à generalização da precariedade e dos baixos salários, como tem sido prática de um patronato que utiliza o diálogo como uma manobra de diversão e a negociação como um instrumento de imposição de normas que desvalorizam o trabalho e põem em causa a dignidade dos trabalhadores. São inadmissíveis todas as atitudes patronais que visem a redução brutal dos rendimentos e direitos dos trabalhadores, para assegurar o aumento da exploração e, com ela, a acumulação de lucros. Neste quadro, a CGTP-IN reafirma a sua solidariedade aos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, assim como às lutas que decidirem levar a efeito para defenderem os seus postos de trabalho, os seus direitos e o bem-estar das suas famílias.

SOLIDARIEDADE COM A AMÉRICA LATINA - SESSÃO PÚBLICA A 17 DE MAIO

SOLIDARIEDADE COM A AMÉRICA LATINA - SESSÃO PÚBLICA A 17 DE MAIOA Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC e a Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), organizam uma sessão pública de solidariedade com a América Latina,  no próximo dia 17 de Maio, pelas 19h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa, que contará com a presença de deputados de vários países latino-americanos.

Está em... Home Solidariedade