Lutar, Defender a Saúde dos Trabalhadores

A Secretária-Geral da CGTP-IN, esteve presente na Conferência de imprensa, promovida pela União dos Sindicatos de Lisboa.  No quadro actual da pandemia COVID-19, a decisão governamental relativa à saída do Estado de Emergência e o retorno gradual à actividade económica, levanta inúmeras preocupações e muitas dúvidas quanto à preparação das empresas e outras entidades para esta nova fase. É o caso dos milhares de trabalhadores da zona industrial e logística da Azambuja, que tem sido amplamente noticiado, onde tem havido um aumento de trabalhadores infectados. Actualmente são mais de 70 casos num espaço de uma semana. Só o Grupo SONAE tem mais de 3000 trabalhadores na logística.

Isabel Camarinha insiste que é necessário garantir condições de segurança sanitárias para todos os trabalhadores. Neste sentido, as empresas têm que fornecer aos trabalhadores equipamento de protecção Individual. Refere ainda que é preciso dar confiança, mas, para que o retorno se faça, é preciso garantir que as populações tenham os EPIs necessários para as deslocações nos transportes públicos. O Governo tem que tomar medidas nesse sentido, sobretudo quando estes trabalhadores têm salários muito próximos do SMN e não têm condições para arcar com mais esta despesa.  A Intersindical afirma, neste quadro de aumento do desemprego, que é urgente dinamizar o emprego de qualidade, revitalizador o aparelho produtivo, fazer mais investimento nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado, combater a precariedade e cumprir a necessidade urgente do aumento dos salários.

A USL solicitou uma reunião à DGS, a propósito do aumento da infecção com COVID-19, tendo em conta que a maioria das entidades patronais apresenta enormes deficiências no que respeita à segurança e saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho o que, em matéria de COVID-19 e face ao alarme que muito justificadamente se levantou, suscita fortes receios e preocupações aos trabalhadores. Os sindicatos estão preocupados com os possíveis focos de contágio e que possam estar relacionados com as condições de transporte e acesso dos trabalhadores às empresas desta zona industrial e logística.

Combater o Vírus, Proteger os Trabalhadores

A secretária-Geral da CGTP, Isabel Camarinha, vai estar presente na acção, promovida pela união dos sindicatos de Lisboa (USL/CGTP-IN) em conjunto com os sindicatos do Comércio (CESP), da indústria alimentar (SINTAB), dos transportes (STRUP) e dos ferroviários (SNTF) no dia 20 de Maio pelas 17h00, junto à SONAE, no Espadanal da Azambuja.

O polo da Azambuja tem sido amplamente referenciado a propósito da verificação de casos positivos de contágio pelo vírus, que teve o seu primeiro foco na AVIPRONTO e tem alastrado para outras empresas. Os trabalhadores infectados são já mais de 26 na SONAE.

A desejada normalidade social só se consegue com a protecção dos trabalhadores.

Os sindicatos exigem que sejam tomadas medidas urgentes não só a nível dos locais de trabalho, efectivando medidas sanitárias de higiene, saúde e segurança, que tornem os locais de trabalho lugares Seguros. Para esta retoma é também fundamental a mobilidade dos trabalhadores em segurança.  Os trabalhadores são essenciais à Economia.

Ler documento.

Regras de higienização das Escolas Obrigam à Contratação de mais Trabalhadores não Docentes

O sindicato dos trabalhadores em funções públicas do Sul e regiões autónomas, alerta para o facto de a poucos dias da reabertura das escolas, não existir o número adequado de trabalhadores não docentes bem como materiais equipamentos de proteção individual, para se proceder a higienização e limpezas das escolas.

É urgente a implementação de medidas verdadeiramente protetoras dos trabalhadores não docentes.

É tempo do Governo rever a sua posição de não contratar mais trabalhadores não docentes essa contratação não deveria ser nem com recurso ao trabalho precário, nem a meio tempo, nem a recibos verdes, nem com recurso a trabalho temporário.

Queremos uma escola pública de qualidade é tempo de contratar mais trabalhadores não docentes por tempo indeterminado.

Ler nota aos OCS.

Aumento dos Desempregados Inscritos no Distrito de Lisboa

Em Março estavam inscritos nos Centros de Emprego do IEFP no Distrito de Lisboa, 60.039 desempregados.

Em apenas um mês (entre Fevereiro e Março de 2020) o número de desempregados inscritos no distrito de Lisboa aumentou 9,2%, correspondendo a mais 5.000 pessoas desempregadas. Estes são apenas os números referentes a Março, prevendo-se que em Abril traduzam uma realidade ainda mais grave.

Trabalhadores Precários – os mais afectados

Estes dados do IEFP confirmam que os trabalhadores precários têm uma relação laboral mais frágil e que são os primeiros a perder o seu emprego. Assim, mais de metade dos que ficaram desempregados no mês de Março (53%) tiveram como motivo o fim de um contrato não permanente.

Mulheres constituem a maioria das pessoas no desemprego

56% dos desempregados eram mulheres

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO - 28 DE ABRIL

A CGTP-IN saúda o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho de 2017, prestando a sua homenagem a todas as vítimas de acidente de trabalho e doença profissional e às suas famílias.

O objectivo central da comemoração deste dia é chamar a atenção e sensibilizar a sociedade em geral, e em especial os trabalhadores e os empregadores, para a necessidade da prevenção e da protecção face aos riscos profissionais em todos os locais de trabalho.

Como qualquer actividade humana, o trabalho envolve riscos, mas estes riscos podem ser eliminados, evitados e/ou reduzidos à mínima expressão, mediante o desenvolvimento de um conjunto de actividades orientadas para esse fim – as actividades de prevenção dos riscos profissionais.

Ler mais: DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO - 28 DE ABRIL

TRIBUNA PÚBLICA SOBRE A PRECARIEDADE NO MUNICÍPIO DE LISBOA

TRIBUNA PÚBLICA SOBRE A PRECARIEDADE NO MUNICÍPIO DE LISBOAO STML e o STAL vão realizar, no dia 17 de Março pelas 14h30, uma tribuna pública sobre a precariedade, na Praça do Município. Na Câmara Municipal, Empresas Municipais e principalmente nas Juntas de Freguesia de Lisboa, o recurso a trabalhadores com vínculo precário tem sido nos últimos anos uma prática recorrente. Referimo-nos aos Contratos a Termo, Recibos-Verdes ou Contratos de Emprego/Inserção (CEI), que actualmente envolvem um número cada vez mais elevado de trabalhadores. Todos são indispensáveis ao funcionamento dos serviços públicos onde estão integrados, mas exercem as suas funções com nenhuns ou poucos direitos laborais e menos protecção social.

Há um Pré-aviso de Greve das 13h00 às 21h00 para todos os trabalhadores da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais!

Ler mais: TRIBUNA PÚBLICA SOBRE A PRECARIEDADE NO MUNICÍPIO DE LISBOA

ESTORIL SOL AMEAÇA TRABALHADORES COM A RETIRADA DE DIREITOS

ESTORIL SOL AMEAÇA TRABALHADORES COM A RETIRADA DE DIREITOSA Estoril Sol está a ameaçar os trabalhadores com a retirada de direitos se estes não aderirem ao Acordo de Empresa (AE) celebrado com os sindicatos da UGT, informou hoje a FESAHT - Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, num comunicado divulgado à Imprensa. Há trabalhadores a quem a empresa recusou o complemento de subsídio de doença, alegando que têm de aderir ao AE da UGT se quiserem continuar a ter acesso aos direitos.

Ler mais: ESTORIL SOL AMEAÇA TRABALHADORES COM A RETIRADA DE DIREITOS

Está em... Home Emprego