Acção De Protesto Contra O Despedimento De Trabalhadores Em Situação Precária Nas Escolas

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Em Funções Publicas e Sociais, vai realizar uma concentração em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, no dia 30 de Julho, pelas 14h30. Esta acção de luta é contra a institucionalização da precariedade na escola pública; pela integração dos trabalhadores precários; pela nova portaria de rácios; por um ano lectivo com segurança e saúde para toda a comunidade escolar.

A acção é convocada na sequência de informações dadas pela Secretária de Estado da Educação, onde se confirma que o Ministro da Educação e o Governo pretendem manter uma politica de recursos humanos que visa institucionalizar a sazonalidade da contratação a termo certo resolutivo, a tempo parcial, à hora, por uma semana,....ao mês ou no máximo um ano lectivo. Esta situação atinge muitos trabalhadores nomeadamente os assistentes operacionais e assistentes técnicos.

Ler nota.

Nem A Pandemia Travou O Assédio Na CGD

A Administração da CGD continua com as agressões aos trabalhadores e à CGD, cumprindo religiosamente o Plano Estratégico 2016-2020, que o Governo acordou com a DGCOMP.

Na CGD está em curso uma ofensiva violenta, por via do assédio, contra todos aqueles que não aceitam vender o seu posto de trabalho ou ceder ao “superior interesse da CGD” através de PPR (Plano Pré-Reforma) ou RMA (Rescisão Mútuo Acordo) compulsivo e com prejuízos graves para a vida futura.

Ler comunicado.

STARQ Alerta Para A Falta De Condições De Higiene E Segurança Nos Locais De Trabalho

O STARQ - sindicato dos trabalhadores da arqueologia assinalaram o dia Internacional dos arqueólogos, e alertaram para a falta de condições de Higiene e Segurança nos locais de trabalho.

No comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, dão conta do resultado do inquérito feito aos trabalhadores do sector, 70% dos trabalhadores estão em situação de precariedade; é gritante a falta de condições de trabalho que não permite exercer a profissão criadora de riqueza cultural, histórica e científica com dignidade segurança e autonomia. Exigem mais fiscalização por parte por parte da ACT, no sentido de verificarem a efectivação das orientações dadas pela DGS.

Ler comunicado.

Empresa UNISELF Do Refeitório Da GNR Destrói A Saúde Às Trabalhadoras

O Sindicato de Hotelaria do Sul denunciou junto dos órgãos de Comunicação Social, o comportamento deplorável das chefias da empresa concessionária UNISELF que presta o serviço de refeições no refeitório da GNR da Pontinha, em Lisboa. Esta empresas exige às trabalhadoras ritmos de trabalho elevadíssimos, são muitas as queixas, nomeadamente por parte das cozinheiras a repressão as más condições de trabalho, tem levado à necessidade de as trabalhadoras entrarem em baixa médica.

Esta empresa, recusa-se a passar a declaração para o seguro do trabalho, em caso de acidente no local de trabalho, como represália informa que a trabalhadora devia ir ao hospital e que teria o dia descontado.

Ler nota aos OCS.

Automação E Teletrabalho - Tempos E Ritmos Da Ofensiva! Trabalho Com Direitos!

No dia 16 de Julho a CGTP-IN promoveu um debate em lisboa, sobre teletrabalho e a automação. A Iniciativa contou com a participação de Joaquim Dionísio, advogado, que fez um enquadramento do teletrabalho em termos da legislação de trabalho e da constituição, alertou para os perigos da individualização da relação de trabalho.

A saúde mental dos trabalhadores em teletrabalho, foi um tema abordado pelo médico psiquiatra Dr. Manuel Jara, que alerta para o perigo dos trabalhadores não desligarem, dos malefícios da ausência de relações sociais, e da importância do local de trabalho, a sua não frequência, potencia a desvinculação do local e da empresa. Chamou a atenção sobre informação e comunicação produzida sobre este assunto, está feita para sugestionar as pessoas para a Inevitabilidade do teletrabalho, quando não tem de ser assim.

O Professor Rogério Reis, falou-nos sobre as contradições que podem emergir nas relações laborais com a digitalização e automação do processo produtivo. Na sua comunicação falou-nos da importância automação como esta libertou-nos das más condições de trabalho, mas também é importante lembrou, “quem detém os meios de Produção é quem lucra!”

Isabel Camarinha Secretária Geral da CGTP-IN, encerrou o debate valorizando o contributo da discussão e que a CGTP tem posição e é muito clara, seja esta sob a forma de automação, digitalização ou aposta na inteligência artificial: a tecnologia, em si fruto do trabalho, deve ser colocada ao serviço dos trabalhadores e das suas condições de vida e de trabalho, ao serviço do desenvolvimento soberano do país, dando um contributo para a promoção da coesão social e territorial.

Ler intervenção da Secretária Geral.

Solidariedade Com Os Trabalhadores Do Pingo Doce

Contra a Implementação do Banco de Horas Grupal

A União dos sindicatos de Lisboa / CGTP-IN solidariza-se com a luta travada pelos trabalhadores do Pingo Doce e do seu sindicato de classe o CESP, na acção de  denúncia no dia 15 de Julho, junto ao Pingo Doce de Alcântara, das 11h00 às 13h00, contra a tentativa de implementação do Banco de horas Grupal e contra o clima de chantagem e ameaça a que os trabalhadores estão a ser sujeitos neste processo.

Esta acção realiza-se após ter sido comunicado pela empresa Pingo Doce/JMR aos trabalhadores e ao CESP que vai avançar com o referendo, de 16 Julho a 3 de Agosto, para a implementação do banco de horas grupal nas lojas Pingo Doce, logística da Jerónimo Martins e nas fábricas de massa fresca a nível nacional.

Travar a implementação dos Bancos de horas é um objectivo fundamental para todo o Movimento Sindical Unitário.

Não aceitamos que num processo, totalmente organizado e controlado pela empresa, que pode ser decidido apenas com a "concordância" de 65% dos trabalhadores, fora do âmbito da negociação colectiva, a empresa "force" os trabalhadores a escolherem períodos de trabalho alargados, sem qualquer compensação remuneratória, comprometendo a conciliação entre a vida pessoal e familiar e a vida profissional.

O CESP tem estado em centenas de locais de trabalho a realizar acções de esclarecimento e sensibilização para a importância de os trabalhadores votarem Não!

As implicações desta medida na vida dos trabalhadores serão gravíssimas.

Hoje são os trabalhadores do Comércio amanhã poderão ser outros trabalhadores de qualquer sector de actividade.

Esta Iniciativa vai contar com a representação de sindicatos do distrito e com a Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

SCOTTURB Despede E Abre Concursos De Admissão

A gerência da Scotturb despediu os trabalhadores com vínculos precários (contractos a prazo) embora mantenha abertas candidaturas para admissão de trabalhadores com a mesma categoria dos que mandou embora – motorista de serviço público.

Esta situação torna claro que a empresa tem falta de motoristas, logo todos os que estavam ou estejam com contractos a prazo, estão a ocupar postos de trabalho logo permanentes, logo esses contractos são ilegais e os trabalhadores deviam e devem ter vínculos efectivos à empresa e, desde já, é obrigação legal dos donos da Scotturb readmitir os trabalhadores que despediu com o argumento do fim do contrato a prazo.

A ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho tem sido chamada a intervir, mas sem eficácia, porque permite que a gerência da empresa mantenha estas práticas ilegais.

Leia mais aqui.

Privacidade