Tribuna Pública “Pelo País e pela região de Vila Franca de Xira” Não à desvalorização do trabalho e dos trabalhadores!  

A luta dos trabalhadores, da região de Vila Franca de Xira, tem vindo a intensificar-se, respondendo aos ataques aos direitos, aos salários, aos despedimentos e encerramentos de empresas, nomeadamente no Dia/Minipreço, na DHL, na CURPI, na EXIDE, na Avipronto, na Matutano, na ADP fertilizantes, na CP e Infrastruturas de Portugal, na SUCH, nas cantinas e refeitórios, na Águas de Portugal, no quadro da administração pública – nos sectores da saúde, da educação, da administração central e local e nos outros sectores de actividade – indústria, transportes, comunicações, agricultura e hotelaria. 

 Na Tribuna Pública, realizada no dia 18 de Junho, organizada pela Delegação Sindical da USL/CGTP-IN, intervieram vários sindicatos e organizações representativas dos trabalhadores como : o Sindicato dos Trabalhadores Escritórios e Serviços de Portugal, da Hotelaria e Turismo, da Função Pública, da Comissão de Trabalhadores da EXIDE e da Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Cintura Industrial de Lisboa (CIL) foi dado a conhecer os vários processos de luta que se tem desenvolvido na s área de intervenção da Delegação, em várias empresas e locais de trabalho,  que têm sido no sentido na valorização dos salários, contra o empobrecimento, os baixos salários e as reduzidas reformas; rejeitam a precariedade e o desemprego crescente; combatem os bloqueios na contratação colectiva e, no sector público, na negociação colectiva, e o atropelo dos direitos.

 Libério Domingues, Coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa e membro da Comissão executiva de CGTP-IN, valorizou a participação, o compromisso, a dedicação de toda a de todos os activistas sindicais, e saudou todos os trabalhadores pela resposta dada e pela luta desenvolvida. Referiu que “Estes trabalhadores exigem resposta aos seus problemas e às suas reivindicações”. Na sua intervenção referiu também que a situação actual exige uma justa distribuição da riqueza e que é inaceitável que se mantenha os lucros e a distribuição de dividendos pelos acionistas das grandes empresas enquanto para os trabalhadores   negam salários dignos e direitos”.  

 Foi ainda aprovada uma resolução e os participantes decidiram: Desenvolver a luta em torno das reivindicações concretas dos trabalhadores em cada local de trabalho, empresa ou serviço, desde já integrando a Jornada de Acção e Luta da CGTP-IN, que decorrerá entre 21 de Junho a 15 de Julho, em todos os sectores e em todo o país, promovendo na área sindical da Delegação de Vila Franca o maior número de Greves, Paralisações, Plenários e Acções de rua “Pelo aumento geral dos salários! Pelo emprego com direitos! Pela revogação das normas gravosas da legislação laboral! 

 

Esta resolução será entregue às Camaras Municipais dos concelhos: de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Vila Franca de Xira e ao Ministério do Emprego. 

Privacidade

Está em... Home Emprego Tribuna Pública “Pelo País e pela região de Vila Franca de Xira” Não à desvalorização do trabalho e dos trabalhadores!