A USL/CGTP-IN RECEBEU CONFERÊNCIA SINDICAL DAS CIDADES CAPITAIS EUROPEIAS - "DO DUMPING SOCIAL À QUALIDADE DO EMPREGO"Realizou-se nos dias 29, 30 e 31 de Março, na Região de Lisboa (Sesimbra – Hotel do Mar) a Conferência da ECTUN (Rede Sindical das Cidades Capitais Europeias). O tema da Conferência foi “Sindicatos das Cidades Capitais Europeias: do Dumping Social à Qualidade do emprego”. Contou com a presença de 50 sindicalistas, oriundos de 22 organizações sindicais de 15 cidades capitais da Europa (CCOO de Madrid ; CGIL Roma e Lazio ; CISL ROMA ; DGB – Berlin ; EKA – Athens ; FO – Paris ; GLATUC – London ; GWU – Valeta ; LIZDA – RIGA ; LO-Copenhagen ; LO-OSLO ; MTUF – Moscow ; PODKREPA – Sofia ; SAK – Helsinki ; SERTUC – London ; Solidarumas – Vilnius ; UGT Madrid ; UGTT – Tunis ; UIL – Roma ; URI CFDT – Paris ; URIF CGT – Paris ; URIF-UNSA – Paris ; USL/CGTP-IN Lisboa). A Conferência contou com a presença de Luca Visentini (Secretário-Geral da Confederação Europeia dos Sindicatos-CES) e de Arménio Carlos (Secretário-Geral da CGTP-IN).

Em anexo programa da Conferência.

Os principais objectivos da rede ECTUN e da sua conferência são a promoção de troca regular de informação, contactos e boas práticas e o estabelecimento de espaços para diálogo entre as organizações sindicais das cidades capitais e suas regiões:

* Para promover e defender a solidariedade, os direitos dos trabalhadores, os sistemas de negociação e contratação colectiva, o emprego e as condições de vida, lutar contra o dumping social e as injustiças.

* Desenvolver acções e/ou iniciativas destinadas à promoção da dignidade dos trabalhadores e de um modo mais geral contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e das pessoas que vivem nas cidades capitais.