A Comissão para a Igualdade Entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, n quadro da preparação da SEMANA DA IGUALDADE de 7 a 11 de Março de 2022, que integra as comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA (8 de Março), sob o lema A igualdade tem de existir | Para o país evoluir! vai divulgar vários estudos sobre a situação da Mulher trabalhadora. O primeiro estudo temático é sobre a pobreza no feminino.

Este é um contributo do Gabinete de Estudos da CGTP-IN, com base nos dados oficiais e que evidencia o seguinte:

"Conjugando o risco de pobreza com outros dois indicadores (privação material e social severa e intensidade laboral per capita muito reduzida), verifica-se que, em 2021, eram perto de 2 milhões e 32 milhares as pessoas residentes em Portugal que se encontravam em situação de pobreza ou exclusão social mesmo após as transferências sociais, o que afecta 22,4% da população.

Mais de 1 milhão e 274 mil das pessoas nessa situação eram mulheres, ou seja, 23,5% do total das mulheres residentes no país, um número superior ao dos homens (1 milhão e 38 mil, ou seja, 21,1%), tendo aumentado 138 milhares em relação a 2020, também ainda mais que entre os homens (+120 mil)."

A publicitação deste trabalho tem como objectivo a denuncia e o desenvolvimento da luta contra a exploração e as desigualdades no trabalho e na vida.