Serviços Públicos
TRIBUNA PÚBLICA PELA MODERNIZAÇÃO DA LINHA DE CASCAIS - EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTES
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- Publicado em 17 fevereiro 2016
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A iniciativa que hoje tomou lugar no Cais do Sodré, junto ao interface CP/Metro, visou esclarecer e informar os utentes para o problema da degradação em que se encontra a linha de Cascais. A linha de cascais é uma das linhas mais rentáveis da CP e é o único transporte público estruturante para as populações e trabalhadores dos concelhos de Oeiras e Cascais e assume uma particular importância para a zona ocidental da cidade de Lisboa. A supressão de Comboios nas horas de ponta, acarreta grandes problemas para muitos trabalhadores.
Os presentes nesta esta acção defenderam, e continuarão a fazê-lo, o serviço público de transporte, neste caso em particular o ferroviário. Reafirmaram portanto que é preciso juntar esforços e unir os trabalhadores do sector e utentes, em torno da modernização linha de Cascais e da defesa do serviço público de transportes. A linha de Cascais precisa urgentemente de investimento pois está em causa a mobilidade e a segurança dos trabalhadores e dos utentes.
NEGÓCIO QUE NÃO REVERTE O RUMO DA TAP
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- Publicado em 15 fevereiro 2016
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O SITAVA - Sindicato do sector da Aviação - veio já, e tendo presente a comunicação do Governo onde foi anunciada a recomposição accionista do capital social da TAP SGPS, assinalar que, embora esta decisão do Governo não seja a que era desejável, ela é, ainda assim, e por variadíssimas razões, uma importante medida que vem colocar o Consórcio privado em clara minoria. Depois da entrega da TAP pelo anterior governo ao grupo privado, não foi preciso muito tempo que ficasse demonstrado tudo aquilo que foi dito: de que este negócio iria colocar o funcionamento da empresa sob os interesses estratégicos do grupo privado e, estamos já confrontados com o negócio dos aviões Airbus trocados com a empresa Azul e que beneficiou a Azul em muitos milhares de euros; a compra pela TAP de aviões que a Azul tinha parados; ou o anúncio da eliminação de voos a partir do Porto e o anúncio de ligações Lisboa-Porto num negócio se subcontratação de serviços.
URGÊNCIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DE SANTA MARIA COM GRAVE CARÊNCIA DE ENFERMEIROS COMPROMETE SEGURANÇA DE CUIDADOS!
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- Publicado em 15 fevereiro 2016
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A Urgência de Pediatria do Hospital de Santa Maria é constituída por Sala de Triagem, Sala de Tratamentos, Sala de Pequena Cirurgia, bem como Sala de Reanimação e Sala de Vigilância, incorporando ainda as 6 unidades no Serviço de Observação (SO) assegurados por 4 enfermeiros, um número manifestamente insuficiente, tendo em conta a necessidade do acompanhamento das crianças e a resposta que é necessário dar em caso de emergência. A Direcção do Centro Hospital Lisboa Norte (CHLN) pretende assegurar os 6 postos de trabalho que compõem a Urgência com a imposição de trabalho extraordinário, que inviabiliza o gozo de folgas e descansos semanais. Mais, fazem depender o direito ao gozo de férias da realização de turnos extraordinários por parte da restante equipa.
Ler comunicado do SEP aos utentes. Ler nota à comunicação social.
17 DE FEVEREIRO - ACÇÃO EM DEFESA DA LINHA DE CASCAIS - PELA SUA MODERNIZAÇÃO - PELO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTES!
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- Publicado em 12 fevereiro 2016
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A linha ferroviária de Cascais tem sido alvo de um grande desinvestimento nos últimos 20 anos. Esta situação está a ter repercussões a vários níveis e são sistemáticas as avarias no material circulante que colocam em causa a segurança e afectam a já diminuta oferta de comboios previstos. A situação só não é mais grave porque os trabalhadores da EMEF e da CP têm conseguido reduzir os impactos negativos da falta de investimento na infra-estrutura e material circulante da linha de Cascais. Acresce a supressão dos comboios de São Pedro e a redução do número de comboios fora das horas de ponta e ao fim de semana. Esta situação tem contribuído para a degradação da qualidade do serviço prestado, considerando que os passageiros, em hora de ponta, deparam-se com carruagens cheias e sem lugares sentados, piorando ainda mais a segurança dos utentes.
ASSINA A PETIÇÃO EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS
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- Publicado em 10 fevereiro 2016
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O anterior Governo PSD/CDS, prosseguindo aquele que foi sempre o seu objectivo, entregar os serviços públicos de águas e resíduos aos grupos privados, vendeu a Empresa Geral do Fomento (EGF), ao consórcio liderado pela SUMA/Mota-Engil, um negócio escandaloso que criou um monopólio privado de resíduos sem paralelo na Europa, com gravíssimas consequências e perigos para o ambiente e a saúde, e impôs a fusão dos sistemas multimunicipais de água e saneamento, criando três mega empresas, a Águas de Lisboa e Vale do Tejo - concessionada à EPAL, a Águas do Norte e a Águas do Centro-Litoral (mantendo-se a Águas Públicas do Alentejo e a Águas do Algarve), abrindo assim caminho à privatização e à transformação da água, bem essencial à vida, num negócio.
PLENÁRIO DE TRABALHADORES DAS INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL
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- Publicado em 03 fevereiro 2016
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Por convocatória da Comissão de Trabalhadores e de organizações sindicais, os trabalhadores das Infraestruturas de Portugal, realizaram esta manhã um plenário em frente à Secretaria de Estado da tutela, tendo como motivo o modelo desta medida do governo do PSD/CDS, agora seguida pelo actual ministro da tutela, que na prática e por aquilo que é mais saliente, se tem mostrado como um projecto de promoção de negócios imobiliárias, que em nada se reflecte na melhoria do sistema de transportes e em particular na qualidade, segurança e melhoria do transporte ferroviário. A luta dos trabalhadores da REFER e das Estradas de Portugal continuará, contra a destruição destas empresas no processo de fusão na Infraestruturas de Portugal.
PRIVATIZAÇÃO DA CP-CARGA É PREJUDICIAL PARA O PAÍS!
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- Publicado em 28 janeiro 2016
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As organizações de trabalhadores ( FECTRANS/SNTSF, Comissões de Trabalhadores da CP e CP-Carga) realizaram esta manhã um cordão humano, demonstrando o seu desacordo com o processo de privatização da CP-Carga. Há razões de fundo para esta posição, uma vez que, os Sectores Estratégicos da nossa economia devem estar nas mãos do Estado e que o transporte ferroviário de mercadorias é um Sector Estratégico. Há também razões circunstanciais, face ao processo de privatização em concreto, com inúmeras situações irregulares e ilegais, que foram denunciadas ao Tribunal de Contas, e onde se destaca a questão amplamente denunciada de a empresa ser vendida por 2 milhões de euros depois de o Estado a ter capitalizado em mais de 116 milhões. A privatização desta empresa configura um desastre para o país, tanto ao nível económico como energético, ambiental e social.
CP CARGA – CORDÃO HUMANO - 28 DE JANEIRO
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- Publicado em 21 janeiro 2016
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O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, reuniu com o Ministro do Planeamento e Infra-Estruturas, este informou …”que não está nos seus objectivos a reversão do processo de privatização". A Privatização da CP-Carga, mais parece uma "doação", considerando que a CP capitaliza a CP- Carga com 116 milhões de euros, para vender por 2 milhões de euros. A privatização desta empresa configura um desastre para o país, tanto ao nível económico como energético, ambiental e social. Sem deixarmos de reconhecer que foram dados passos importantes neste novo quadro governativo, que responderam a importantes reivindicações e lutas dos trabalhadores, é preciso sublinhar que o Governo dá sinais de pretender manter o processo de destruição da ferrovia nacional, de que é exemplo o pretender concretizar o processo de privatização da CP-Carga lançado pelo anterior governo, pelo que dia 28 os trabalhadores da empresa realizarão um “Cordão Humano em defesa da CP-Carga pública.
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