Não ao bloqueio dos EUA- Cuba Vencerá

A União dos Sindicatos de Lisboa-CGTP-IN esteve presente no dia 15 de Julho, ao final da tarde, junto à Embaixada de Cuba na Iniciativa de solidariedade com Cuba promovida pela a Associação de Amizade Portugal Cuba (AAPC), a CGTP-IN e o Conselho Português para a paz e Cooperação (CPPC), contra o bloqueio a Cuba.

 

Esta acção teve como objectivo denunciar a hipocrisia daqueles que como os EUA, tentam asfixiar a economia de Cuba e impor dificuldades ao Povo Cubano. Libério Domingues referiu na sua intervenção “Dias depois de o Mundo ter votado a favor do fim do bloqueio a Cuba, com 184 votos a favor e apenas 2 contra – Israel e EUA - intensificam-se novas acções de ingerência e agressão por parte do imperialismo contra o povo e os trabalhadores e a revolução cubana”. É importante salientar que Cuba resiste, há mais de 60 anos, ao bloqueio imposto pelos EUA.

Cuba é um exemplo de coragem e dignidade, de soberania e participação popular! Cuba é um exemplo da solidariedade e ajuda internacional, nomeadamente no sector da saúde e educação! Apesar do bloqueio, Cuba produziu as primeiras vacinas latino-americanas contra a Covid-19!

 

Libério acrescentou ainda, “O imperialismo americano e seus aliados pretendem, tal como estão a fazer noutras regiões da América Latina, aproveitar o sofrimento trazido pela pandemia Covid 19 e, a soldo de mercenários recrutados dentro e fora do país, criar mal-estar e obstruir o legítimo governo de Cuba e suas organizações revolucionárias”.

 

A situação que se vive em Cuba merece toda a solidariedade com o povo e os trabalhadores cubanos, que além da resposta necessária à situação de saúde pública, se empenham na defesa da sua soberania e independência. A situação exige que ao respeito pela soberania e independência de Cuba se associe o fim do bloqueio que é imposto a este país.