A LUTA DOS TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA JÁ DEU VITÓRIAS!

limpeza_ruas_cmlA Direcção do STML saúda todos os trabalhadores da Limpeza Urbana que travam desde o passado dia 11 de Junho, uma luta de grande importância em defesa dos seus direitos e rendimentos e, simultaneamente, em defesa do serviço público municipal.
Desde a colocação do pré-aviso de greve até ao dia de hoje, verificamos avanços substanciais nas matérias reivindicadas pelos trabalhadores por intermédio do seu sindicato, o STML.

Neste sentido destacamos o seguinte:

1.    A CML acedeu ao pagamento do subsídio nocturno na totalidade – 25% sobre o vencimento – que não estava a ser pago correctamente.

2.    Irá ser efectuado o pagamento dos retroactivos do subsídio nocturno atrás referido, desde Março deste ano, altura em que houve alterações no pagamento do mesmo por motivos de alteração dos horários.

3.    Irá ser pago o trabalho extraordinário realizado em 2011, em dívida aos trabalhadores, por ocasião das Festas da Cidade de Lisboa.

4.    Será finalmente concluído o concurso para condutores de MPVE, que se encontrava suspenso, através da admissão imediata de 43 trabalhadores.

Apesar destas importantes conquistas, não foram ainda satisfeitas todas as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, nomeadamente:

•    O pagamento do subsídio nocturno sobre o trabalho extraordinário nocturno  realizado;

•    O pagamento de ajudas de custo / apoio à refeição aos trabalhadores da recolha de resíduos sólidos.

No âmbito deste último ponto, a CML aceitou finalmente analisar em conjunto com os Núcleos Jurídicos do STML e do STAL a possibilidade da sua concretização.
Deste modo, a greve parcial convocada por ambos os sindicatos para os trabalhadores da Direcção Municipal de Ambiente Urbano, continuará como programada até ao próximo Domingo, dia 17 de Junho.
Mais uma vez fica demonstrado que a luta é o único caminho possível para garantir a defesa dos nossos direitos e salvaguardar as nossas reivindicações.

Os trabalhadores não desarmam, a luta é a nossa arma!

Unidos, mobilizados e determinados somos mais fortes!