Na origem da data estiveram os protestos e as manifestações de mulheres, nos inícios do século XX, por melhores condições de vida e de trabalho, em especial, pela redução do horário de trabalho. Em 1975, a ONU adoptou o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher. Se nos nossos dias, perante a lei, não existe qualquer diferença entre mulheres e homens, a realidade demonstra que ainda persistem muitas desigualdades, preconceitos e discriminações em relação ao papel da mulher no trabalho, na vida e na sociedade.
Em Portugal, com a Revolução de Abril de 1974, conquistou-se a liberdade e foram alcançados direitos e garantias fundamentais para as mulheres. É preciso continuar a luta das mulheres por emprego qualidade, direitos e igualdade. Há propostas e lutamos por elas, emprego com direitos e sem precariedade, salários aumentados e SMN de 515 €. Horários de trabalho dignos e conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal e a defesa da contratação colectiva como fonte de direito e progresso social.
No dia 8 de Março pelas 15 horas, sábado, realizaremos a Estafeta pela Igualdade. Levaremos para as ruas de Lisboa a luta das mulheres, a Igualdade entre mulheres e homens é progresso social, é uma questão central do nosso tempo, é um conquista civilizacional que não pode andar para trás, participa!

Ler manifesto do Dia Internacional da Mulher; descarregar convite para a Estafeta da Igualdade.