SEMANA ESCLARECIMENTO

Já se sente o ambiente para a manifestação convocada pela CGTP-IN para o dia 15 de Novembro sob o lema "Avançar nos direitos, valorizar os trablhadores". As principais artérias, entradas e praças da cidade de Lisboa encontram-se decoradas com faixas e pendões que vestem os postes de iluminação. Os carros de som chamam a atenção para a importância da participação nesta grande manifestação.
Tanto os sindicatos da Administração Pública como os do sector privado emitiram pré-avisos de Greve (Auchan, Pingo Doce, Sonae, Grupo Inditex, Novo Banco, Sector da Hotelaria e Turismo, Indústria Alimentar, OGMA,  Câmaras Municipais, Escolas, Serviços Públicos, etc.) possibilitando a todos os trabalhadores participarem na manifestação. São também muitos os plenários, acções de distribuição e de contacto com os trabalhadores.
Este protesto decorre no momento em que está em discussão, na Assembleia da República, o Orçamento do Estado para 2019. Em simultâneo, o Governo PS avançou com um acordo que fez com a UGT e o patronato, para alterar a lei laboral.
É possível e necessário ir mais longe na reposição de rendimentos e direitos dos trabalhadores e pensionistas. Este é o momento para exigir a revogação das normas gravosas da legislação laboral. Este é o momento de avançar nos direitos.