- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 616
Face à recusa do pagamento das horas por trabalho no serviço de urgência dos médicos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS/FNAM) interveio junto do Conselho de Administração e da Administração Central do Sistema de Saúde, de forma a repor a legalidade.
Foi através de uma circular, no dia 1 de março, que o Conselho de Administração do IPO anunciou que recusava o pagamento das horas de urgência por não se tratar de uma urgência externa.
Ler mais: INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE LISBOA RECUA E PAGA HORAS EXTRAORDINÁRIAS AOS MÉDICOS
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 606
Os trabalhadores das lojas e centros de contacto da EDP, contratados através de empresas «prestadoras de serviços», aderiram em força à greve e à concentração em Lisboa, no dia 10, e conseguiram um primeiro compromisso da empresa pela qual dão a voz e a cara todos os dias.
A forte adesão à greve, organizada pela Fiequimetal e os seus sindicatos neste sector, resultou no encerramento de praticamente todas as lojas da EDP, de norte a sul do País, e provocou forte perturbação nos centros de contacto de Lisboa.
Ler mais: LUTA NAS LOJAS E CALL CENTERS LEVOU EDP A DAR UM PASSO
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 556
O Tribunal da Relação de Lisboa, em acórdão do passado dia 1 de Março, reconheceu o direito que a administração da Carris negou, de os trabalhadores reunirem em plenário durante o período de trabalho, paralisando a actividade.
Em julgamento em primeira instância o tribunal “reconheceu o direito a todos os trabalhadores participarem no plenário convocado para o dia 27/1/2022, entre as 10h e as 15h, independentemente da categoria e desde que não estejam a assegurar o funcionamento de um serviço urgente e essencial o qual não pode ser entendido como toda e qualquer actividade de condução”.
Ler mais: TRIBUNAL DA RELAÇÃO RECONHECE O DIREITO DE REALIZAÇÃO DE PLENÁRIOS
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 515
A Dystar Anilinas Têxteis, em Algueirão — Mem Martins (Sintra) comprometeu-se atribuir óculos de protecção graduados a cerca de 20 trabalhadores, cujo estado de saúde obriga à utilização de óculos, informou o SITE CSRA, salientando a importância de persistir e reivindicar os direitos dos trabalhadores.
O fornecimento de equipamentos de protecção individual é uma obrigação patronal, destaca-se num comunicado do sindicato aos trabalhadores da DyStar.
Ler mais: ÓCULOS DE PROTECÇÃO GRADUADOS ATRIBUÍDOS PELA DYSTAR
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 643
Depois de ter sido formalizada pelo SITE CSRA a convocação da greve aprovada pelos trabalhadores, para dias 28 de Fevereiro e 1 e 2 de Março, foi alcançado um acordo salarial com os representantes patronais na Upfield.
Ler mais: UNIDADE E DETERMINAÇÃO RESULTAM EM ACORDO NA UPFIELD
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 462
A meio da tarde do passado dia 28/02/2023, o presidente do C.A. comunicou à FECTRANS, que o C.A. decidiu retirar a condição que antes assumiu como determinante, quanto aos complementos de reforma, para proceder à atualização salarial de 70 € para todos os trabalhadores.
Ler mais: NA CARRIS A UNIDADE SEMPRE FOI E SERÁ, A ARMA DOS TRABALHADORES
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 479
Na negociação das reivindicações aprovadas pelos trabalhadores da Alliance Healthcare Portugal, ao fim de várias resoluções, plenários e acções de protesto, foi conseguida uma actualização salarial entre 80 e 100 euros, nos salários mais baixos, e 2,5 por cento, nos mais elevados, com efeitos retroactivos a Janeiro, informou o SITE CSRA.
Ler mais: OBTIDA NA ALLIANCE HEALTHCARE VALORIZAÇÃO DOS SALÁRIOS
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 492
Ficou demonstrado que os trabalhadores unidos, organizados e com propostas justas conseguem melhorar as suas condições vida e de trabalho, afirma o SITE CSRA, a propósito do acréscimo de rendimentos alcançado na Fima-Olá, em Santa Iria de Azóia.
Ler mais: CONSEGUIDAS NA FIMA-OLÁ MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 411
Depois de algumas reuniões, (nas quais a FECTRANS/STRUP) participou, havidas com a TML/AML, para discussão da reposição do direito ao transporte dos familiares dos trabalhadores e reformados das empresas de transporte de passageiros, integradas na Carris Metropolitana, recebemos, hoje, da TML a seguinte comunicação;
- Detalhes
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 431
Passado pouco mais de um mês sobre uma visita à fábrica da Plasman (antiga DURA), no Carregado — que envolveu representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho, bem como a organização do SITE CSRA e a Fiequimetal —, a empresa respondeu positivamente a diversas situações detectadas e medidas propostas.
Ler mais: ACÇÃO DOS REPRESENTANTES MELHORA CONDIÇÕES NA PLASMAN
- INFORMAÇÃO AOS TRABALHADORES DO ML
- TRABALHADORES-CANTONEIROS DE BELÉM NÃO BAIXAM OS BRAÇOS!
- BOLETIM LUTAR E VENCER
- A LUTA VALEU A PENA
- PINGO DOCE PAGA SUBSÍDIOS APÓS DENÚNCIA DO SINDICATO
- SALÁRIOS MAIS BAIXOS VALORIZADOS NA REN
- STML CONSEGUE REPOSIÇÃO DO SUPLEMENTO DE RISCO, INSALUBRIDADE E PENOSIDADE
- ACÇÃO SINDICAL REPÕE DIREITOS