SEMANA ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou uma greve para o dia 24 de Maio, abrangendo os períodos da manhã e da tarde e todos os Enfermeiros que exercem a sua actividade profissional em unidades de saúde privadas, onde é aplicável o contrato coletivo de trabalho estabelecido entre o SEP e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

Estão previstas três concentrações a nível nacional, em Lisboa vai ser junto do Hospital da Luz, às 10h30.

Os enfermeiros exigem o prosseguimento das negociações e resposta à proposta apresentada há mais de quatro meses das quais se destacam as seguintes matérias: aumento salarial para todos; a fixação de 35 horas de trabalho semanal; compensação pelo trabalho por turnos e desfasados, bem como a valorização das horas penosas.

A APHP tem como principais membros o grupo CUF, o grupo LUZ e o grupo lusíadas. São cada vez maiores os lucros destes grupos, na Luz saúde subiram 16% e superam os 31 milhões, o grupo CUF aumentam 9,5% em 2023 para 37,8 ME.

Em simultâneo esta associação patronal propõe que os horários possam ser programados com aumentos diários de trabalho normal de quatro horas por dia, até 60 horas por semana, sem pagamento suplementar, são situações injustas como estas que levam os trabalhadores a fazer greve amanhã.