O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Telecomunicações (SNTCT) convocou uma greve para o segundo período de trabalho, no Centro de Distribuição Postal (CDP) 1500 em Lisboa-Benfica, de 29 de julho a 2 de agosto. Os trabalhadores estão esgotados devido à sobrecarga de trabalho e à falta de pessoal.
Sempre que um posto de trabalho fica vago por vários motivos, como aposentação ou transferência de local de trabalho, a empresa tende a alterar a organização, reduzindo o quadro de pessoal e ampliando as áreas de distribuição. Esta prática aumenta a exploração dos trabalhadores.
Durante o período de férias, a situação agrava-se. Os trabalhadores dos CTT, como qualquer outro, têm direito a ir de férias. Contudo, a empresa não providencia substitutos, aumentando ainda mais a sobrecarga de trabalho, tornando as tarefas humanamente impossíveis de serem realizadas.
Há postos dos CTT cujo abastecimento era feito por carrinhas de valores, tarefa que hoje é da responsabilidade dos carteiros, sem qualquer medida de segurança, colocando os trabalhadores em risco.
A luta é o caminho!
Os trabalhadores, esgotados física e psicologicamente, incapazes de cumprir com o serviço a que as populações têm direito e cansados da falta de resposta aos seus problemas, decidiram que a luta é o único caminho. Segundo a nota do sindicato, os trabalhadores decidiram colocar um pré-aviso de greve para o segundo período de trabalho de 29 de julho a 2 de agosto.