InauguracaoMetroAeroportoUma delegação das organizações representativas dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, concentrou-se, ontem, na estação de metro do aeroporto, por ocasião da inauguração desta estação, onde entregou um documento ao Secretário de Estado dos Transportes.
O alargamento da rede do Metropolitano de Lisboa, em que se inclui o troço que agora é inaugurado, tem sido feita e suportada pele Metro, que assim se substituiu ao Estado, em que governos se têm limitado a inaugurar para de seguida aproveitarem o endividamento da empresa para justificarem as medidas com vista ao seu desmembramento e privatização.

 

 

Tal como nos restantes, também neste caso concreto é o metro que tem que suportar os 226 milhões do custo, numa obra com laivos de megalomania, que os encarecem, que depois se reflectem nos utentes através do aumento dos preços e na justificação do roubo dos salários aos trabalhadores.

Estamos perante uma situação em que, com pompa e circunstância, os membros do governo inauguram as obras, cujos encargos criam dificuldades financeiras a esta empresa pública.

Por outro lado, pensamos que não foram tomadas medidas de modo a acautelar os problemas de material circulante e trabalhadores, o que vai causar prejuízos no plano dos trabalhadores e utentes.

As Organizações Representativas dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, exigem que o governo compense a empresa pelo enorme esforço financeiro que esta suporta e que deixe de utilizar os problemas que daí advêm para justificar as medidas de destruição desta empresa pública.

O que se esperava do representante do Governo, era que no acto da inauguração entregasse o cheque com o valor da mesma.

Os trabalhadores são os primeiros a pugnar pelo desenvolvimento da rede do Metropolitano, pelo que estão de acordo com a sua expansão, desde que integrada num sistema de mobilidade, que valorize o transporte público para servir melhor os utentes.

As ORT´s                                                                                              
16 de Julho de 2012