1º DE MAIO 2025
25 DE ABRIL SEMPRE

Paz Sim guerra Não, foi a palavra de ordem que mais ecoou durante a manifestação, que partiu do Cais do Sodré e terminou no rossio.

A praça foi pequena para acolher tanta gente. Várias organizações estiveram presentes, entre elas a CGTP.

Exigindo o fim do genocídio do povo palestino, pelo fim das guerras, incluindo a da Ucrânia, Líbano, Síria e o Iémen, pelo fim da corrida ao armamento, pelo respeito pelo direito internacional!

É particularmente preocupante, quando ouvimos governantes a exigir o aumento de verba para financiar a guerra, quando temos necessidades fundamentais que não estão garantidas e verificamos como o Governo do PSD/CDS-PP recusa-se a aumentar os salários e as pensões, não quer aumentar a verba necessária para assegurar o SNS, a Escola Pública e a Segurança Social, instrumentos fundamentais para travar as desigualdades e combater a pobreza.

É vergonhoso continuarmos a assistir no nosso país ao drama de muitas famílias não terem um teto para viver.

Estes foram só alguns dos temas inscritos em muitas faixas e pancartas.

Ilda Figueiredo do CPPC afirmou na sua intervenção, que é tempo de dar lugar à diplomacia e à solução política dos conflitos, rejeitando a ameaça ou o uso da força nas relações internacionais, e defender o respeito destes e de outros princípios da Carta das Nações Unidas.

É preciso exigir junto do Governo português para que este não contribua para o agravamento dos conflitos e o militarismo, e cumpra os princípios da Constituição da República Portuguesa, entre outros, o direito à autodeterminação dos povos, a não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados.

Foram muitos milhares os que vieram para a rua, e gritaram “queremos paz e cooperação”.