Estão reunidas todas as condições para se fazer uma grande greve, no dia 19, apesar de terem sido decretados serviços mínimos desajustados, afirma o SITE CSRA, no mais recente comunicado sobre a luta, decidida em plenários no dia 1. A greve termina às 8h00 de dia 20.

O sindicato realça que a determinação e a unidade dos trabalhadores da Valorsul vão ser fundamentais para conseguir atingir os objectivos e melhorar as condições de vida de todos.

Valorização dos trabalhadores

A greve irá demonstrar à administração o descontentamento com as sua propostas, que continuam a não valorizar os trabalhadores. Como apela o SITE CSRA, esta é a hora de todos os trabalhadores demonstrarem que não aceitam a constante desvalorização salarial e profissional que nos últimos anos tem sido imposta pela administração.

Depois, ainda em Fevereiro, de se terem iniciado negociações para a revisão do Acordo de Empresa em 2022, chegámos ao mês de Julho e a administração da empresa não apresentou propostas que valorizassem os trabalhadores. Pior, retirou a majoração dos dias de férias para os trabalhadores em horário geral.

Nos plenários de dia 1, os trabalhadores voltaram a reafirmar as suas propostas, que passam por:

• Aumentos salariais justos que dêem condições aos trabalhadores para fazerem face ao enorme custo de vida que se verifica, mas também que reponham o poder de compra perdido nos últimos anos;

• Valorização das carreiras profissionais de algumas categorias;

• Atribuição de dias de férias, pelos anos de antiguidade, aos trabalhadores em horário geral;

• Reclassificação profissional dos trabalhadores da manutenção;

• Revisão das regras de progressão salarial das categorias constantes no Subgrupo Vb;

• Melhores condições de Segurança e Saúde no Trabalho.

A todas estas reivindicações a empresa tem condições para responder positivamente - salienta-se no comunicado.

Fonte: FIEQUIMETAL