SEMANA ESCLARECIMENTO

MATUTANO QUER IMPOR LABORAÇÃO CONTÍNUA

Os trabalhadores da Matutano, empresa de produtos alimentares, com fábrica no carregado, estão hoje em greve. A empresa quer impor aos trabalhadores a laboração contínua (7 dias por semana, 24 horas por dia) já a partir do dia 2 de Janeiro.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura da Alimentação Bebidas e Tabacos de Portugal fez uma auscultação pelos trabalhadores da fábrica e ficaram de fazer uma contraproposta à empresa, que não aceitou. Em resposta, os trabalhadores aderiram em massa à greve convocada pelo sindicato, face à intransigência da empresa.

A laboração contínua não tem razão de existir numa fábrica de produtos alimentares onde os trabalhadores já trabalham por turnos. Esta organização do horário de trabalho tem impactos muito graves na saúde e na organização e conciliação da vida pessoal e familiar destes trabalhadores.

Os trabalhadores não aceitam esta imposição e estão disponíveis para continuar a luta, pelo que aprovaram uma nova greve para o dia 3 de Janeiro.