luta_transportesA FECTRANS realizou no dia 20 de Outubro um plenário com mais de 5 mil trabalhadores, do sector dos transportes e comunicações.
Plenário realizou-se no largo de Camões seguido de desfile até à residência oficial do 1º Ministro.
Amável Alves, coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Telecomunicações, da CGTP-IN, denunciou as intenções do Governo do PSD/CDS relativamente ao sector dos transportes e a pretexto da crise o Governo visa: reduzir os salários; desregulamentação dos tempos de trabalho e descanso, de modo a aumentar os horários de trabalho e descanso; facilitar os despedimentos e torna-los mais baratos; despedir trabalhadores no sector público de transportes; o fim dos acordos de empresa e da negociação colectiva; o fim do Serviço Público de transportes e a entrega das concessões a empresas privadas, ficando o Estado com os sectores mais deficitários e a redução da oferta e aumento das tarifas de transporte.
Perante esta brutal ofensiva os trabalhadores decidiram, levar a cabo no dia 8 de Novembro uma acção de luta através de greves paralisações e plenários nos vários sectores de transportes.
Metropolitano de Lisboa das 6h00 às 10h; SOFLUSA E TRANSTEJO 14h30 às 17h30; CARRIS plenário das 10h às 16h; CP das 5 às 8h30 e 17às 20h30 ; STCP das 10 às 16h00.
Apoiar a decisão de marcação da Greve Geral para o dia 24 de Novembro, já que para uma ofensiva brutal exige-se uma resposta geral.

Ler a resolução aprovada no plenário.