No dia 10 de Janeiro, a Comissão de trabalhadores do Global Media Group/TSF (GMG) vai realizar uma concentração de trabalhadores à porta da Assembleia da República das 9.30h ao 12.30h, e à porta da sede da empresa a partir das 14.30 (Torres de Lisboa junto à Torre E – instalações da TSF e do DN em Lisboa). Neste dia os trabalhadores vão estar em greve para defender os seus postos de trabalho e exigir o pagamento dos salários em atraso.

O Global Media Group é proprietário de vários órgãos da comunicação social como TSF, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Jogo, Açoriano Oriental, Diário de Notícias da Madeira e Dinheiro Vivo, entre outros. A nova Administração, designada pelos 4 novos accionistas, mas controlado por um fundo do qual só se sabe que tem sede num paraíso fiscal. O fundo detém 51% de uma empresa que por sua vez, detém 40% da Global Média. Esta alteração foi precedida de promessas de grandes investimentos, crescimento do Grupo e de grande desenvolvimento dos vários órgãos da Comunicação Social, mas logo e imediatamente a seguir a Administração começou a cometer uma série de ilegalidades, nomeadamente laborais.

A Administração ameaçou com o anúncio de um despedimento colectivo de entre 150 e 200 trabalhadores; o fim de todas as rubricas na TSF, a dispensa dos trabalhadores do JN a recibos verdes (sem os quais o Jornal nunca existiria) impôs ilegalmente o pagamento do subsidio de natal em 12 prestações, não pagou os salários em Dezembro e perante a luta desenvolvida pelos trabalhadores, ameaçou-os com insolvência das empresas.

A USL/CGTP apela à solidariedade de outros sectores de actividade, esta luta é em defesa do emprego e dos direitos mas também é em defesa de uma Comunicação Livre, Isenta e transparente como pilar da Democracia no ano em que se comemora os 50 anos de 25 de Abril de 1974.