A CGTP-IN convocou para o dia 25 de Fevereiro uma grande: “JORNADA DE LUTA NACIONAL descentralizada em todos os Distritos e Regiões Autónomas, sob o lema “Salários, emprego, direitos! Confiança determinação e luta por Portugal com futuro!”. A União Sindicatos de Lisboa e Setúbal, decidiu convocar para Lisboa uma manifestação com concentração no cais do Sodré para a Assembleia da Républica pelas 15h00.

Esta acção é de extrema importância e realiza-se num quadro social, económico e laboral, marcado pela pandemia, cuja resposta tem sido dada, apesar das dificuldades pelo Serviço Nacional de Saúde como serviço público essencial, foi quem respondeu às exigências dos nossos tempos, pelo desemprego, cortes salariais, pobreza e crescentes dificuldades o que exige de nós uma redobrada atenção às medidas de prevenção, segurança e salvaguarda da saúde, ao mesmo tempo que impõem-se toda a nossa firmeza e determinação no combate aos atropelos e violações dos direitos dos trabalhadores.

Combater a actual situação só é possivel com uma política que aposte verdadeiramente na valorização do trabalho e dos trabalhadores, nos serviços públicos, como factor essencial para a recuperação económica.

São muitas as tentativas de limitação dos direitos e liberdades sindicais a que fomos assistindo por parte do capital, os trabalhadores e os seus sindicatos de classe, representados na CGTPIN, assumiram sempre a luta como determinante no combate à exploração, às tentativas de atropelo de direitos, cortes de salários e despedimentos, boa parte à boleia das medidas desequilibradas do Governo na resposta à pandemia, aos bloqueios da contratação colectiva, pelas condições de saúde e segurança e na resistência às pressões e ameaças patronais.

A luta é o caminho com a certeza de que só assim é possível resistir à ofensiva, defender e conquistar direitos e melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e suas famílias. Só com a luta será possível desbloquear soluções para os problemas, garantir os direitos existentes e conquistar novos.

Vamos à luta no dia 25 de Fevereiro, com greves, paralisações e acções em todos os sectores, com confiança e determinação por “Salários, emprego, direitos, por um Portugal com futuro!”

Leia o manifesto.