SEMANA ESCLARECIMENTO

Hoje assinala-se o Dia da Família e o CESP realizou um debate, pelas 11h00, no Centro Comercial UBBO, na Amadora junto às instalações do Colégio RIK&ROK com o tema “O impacto dos horários desregulados na vida dos trabalhadores — pelos direitos, das crianças e dos pais!”. Com a participação do Professor Catedrático, Carlos Neto (Faculdade Motricidade Humana) e do Secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira e de João coelho, coordenador da USL.

Esta iniciativa integra-se na Campanha “Pelo Encerramento do Comércio aos Domingos e Feriados e Pela Redução do Período de Funcionamento até as 22h”.

A Campanha tem como objectivo a consciencialização e o debate público no sector do comercio e a dificuldade em conciliar a vida profissional com a vida familiar, o respeito pelo tempo de lazer dos trabalhadores e a necessidade de assegurar o equilíbrio concorrencial entre Comércio Tradicional e os Centros Comerciais e as Grandes Superfícies.

No decorrer desta Campanha realizaram-se diversas ações a nível Nacional, o CESP esteve junto dos trabalhadores, nos locais de trabalho e da população, em estações de comboios, centros comerciais, na rua, festas populares, manifestações e ações de denúncia. A petição pública será levada à discussão na Assembleia da República.

O professor Carlos Neto chamou a atenção para a violência sobre os filhos dos trabalhadores, que não têm tempo para brincar, passar 10h00 no infantário ou na escola é "crime", não há tempo para a família. Esta situação tem consequências graves na vida das futuras gerações, 40% dos jovens têm problemas de depressão. É preciso fazer cumprir Abril, melhorar as condições de trabalho implica mais direitos de conciliação com a vida pessoal e familiar.

Assina e divulga (basta clicares no link e fazer o registo na plataforma da Assembleia da República)