O SINTAF DEFENDE OS TRABALHADORES DO NOVO BANCO!Sobre o Plano de Rescisões por "mútuo acordo" do Novo Banco, o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira (SINTAF) reuniu a 17 de Março com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) onde, além de reafirmar todas as denúncias sobre práticas ilegais do Grupo Novo Banco com os seus trabalhadores a que ainda não obteve resposta, colocou a grave situação que hoje se passa com os trabalhadores do grupo, num clima de absoluta intimidação e pressão inaceitáveis. O SINTAF reafirma a necessidade da defesa dos postos de trabalho, não podem ser os trabalhadores a pagar os crimes de má gestão do BES. A actuação do Grupo Novo Banco é imoral e os trabalhadores não podem aceitar mais este ataque à sua dignidade e aos seus direitos. É preciso responder, lutar e demonstrar que unidos, podemos tudo.

O SINTAF alerta que:

- ninguém é obrigado a aceitar a dispensa de trabalho, por esta constituir uma violação por parte do Grupo Novo Banco do dever de ocupação efectiva;

- ninguém é obrigado a aceitar a rescisão;

- não existe qualquer despacho do Governo a declarar nenhuma das empresas do Grupo Novo Banco em situação de reestruturação pelo que nenhum trabalhador tem direito a subsídio de desemprego;

- não é certo que o Grupo Novo Banco possa recorrer a despedimento colectivo.