O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e a Direção Regional de Lisboa do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) organizaram um plenário para os trabalhadores excluídos da valorização remuneratória de 52€ prevista no DL 84-F/2022, marcado para quinta-feira, dia 17 de julho, às 10h00, na Praça do Município. O objetivo é solicitar ao Presidente da CML, Carlos Moedas, que intervenha junto do novo Governo para restabelecer a justiça e igualdade para estes trabalhadores.
Os sindicatos denunciam que milhares de trabalhadores foram discriminados com o Decreto-Lei 84-F/2022, que aplicou a valorização remuneratória apenas a uma maioria, deixando de fora diversas categorias, como os da Carreira de Assistente Operacional nas funções de Encarregado Geral Operacional (EGO) e Encarregado Operacional (EO), entre outros.
Esta discriminação levou os sindicatos a agir junto de várias entidades, incluindo o Governo e a Provedora de Justiça, exigindo a correção desta injustiça. O protesto visa sensibilizar as autoridades para a necessidade urgente de corrigir estas desigualdades e garantir justiça e igualdade para todos os trabalhadores da Administração Local.