RTP3 - 18/20 | 18H | Protesto da CGTP em Lisboa - Direto

A União dos Sindicatos de Lisboa - CGTP-IN, realizou no dia 19, uma iniciativa sob o lema: Travar os Despedimentos - Pelo Direito ao Trabalho - Emprego de Qualidade, que iniciou as 17h30 no Largo de Camões.

Esta ação foi pautada por vários  momentos, abriu  com música de Sofia Lisboa e Tiago Santos que atuaram durante meia hora, depois tiveram lugar intervenções de diversos sectores de atividade que estão a ser confrontados com a eliminação dos seus postos de trabalho e envolvidos em processos de despedimentos colectivos movidos por grandes empresas e grupos económicos que acumulam lucros fabulosos de milhões de euros tais como: ALTICE; SAINT GOBAIN, SANTANDER, MILLENIUM BCP; BPI; TRANQUILIDADE GENERALI; LEGRAND; EUREST, INSTITUTO DE SEGURANÇA SOCIAL, entre muitas outras.

A Secretária Geral da CGTP-IN Isabel Camarinha, encerrou as intervenções no Largo de Camões, chamou a atenção para as situações inadmissíveis e muito graves que estão a acontecer sem que o Governo intervenha para pôr termo a este crime económico que lesa milhares de famílias e o próprio país.

Cerca das 19h00 a manifestação saiu do Camões para a Assembleia da República, iluminada por archotes e ao som de palavras de ordem -" Trabalho é um Direito. Sem ele nada feito". Libério Domingues encerrou esta iniciativa dizendo que... "a lógica não pode ser de acumular dinheiro a todo o custo"... As empresas e o Estado gozam atualmente de uma grande impunidade, despedem (seja pela via da não renovação de contratos precários, dos despedimentos colectivos, das denominadas rescisões por "mútuo acordo", entre outras) o que constitui uma verdadeira violência humana e social que tem de ser travadas.

Esta é uma luta de todos.

Foram ainda afixadas pancartas com os números de trabalhadores despedidos nas grades que estão na escadaria da A.R. e foi aprovada uma resolução com 6 pontos, entre eles a exigência por parte do Governo para alterar as normas gravosas da legislação laboral, bem como as medidas que facilitam os despedimentos e reduzem as indeminizações e o fim da precariedade laboral.

Ler Resolução