Realizou-se no dia 29 de Março uma reunião com a ACT, na qual, para além de outros responsáveis naquele organismo, participou a Inspectora Geral, Dra. Maria Fernanda Campos.

A ausência de respostas a muitos pedidos de acção inspectiva formulados pelos sindicatos e, noutros casos, respostas inconclusivas, foram um dos problemas colocados na reunião.

A USL colocou a necessidade de haver por parte da ACT uma resposta mais célere aos problemas colocados pelos Sindicatos, assim como a importância de que, sempre que sejam feitas inspecções por solicitação dos sindicatos, sejam contactados os representantes dos trabalhadores nas empresas ou locais de trabalho, bem como a necessidade de um contacto mais regular entre a ACT e as estruturas representativas dos trabalhadores.

A Inspectora Geral referiu a importância de trabalhar em conjunto com os Sindicatos. Sobre os serviços de Vila Franca de Xira informou que existe uma nova direcção, que espera possa trazer melhores resultados no futuro.

A USL colocou a importância da ACT dar especial atenção aos casos em que os Sindicatos vêem vedado o acesso ao interior das empresas para o exercício da actividade sindical, alertando para a existência do parecer de 2019 da DGERT.

No final a Inspectora Geral informou da necessidade de, no futuro, os sindicatos continuarem as registar as suas queixas no portal da ACT e que, para pedirem informações sobre o andamento dos processos, registem o número que é atribuído às queixas.