A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN promoveu a Semana da Igualdade entre 6 e 10 de Março, com uma forte intervenção dos Sindicatos nas empresas, nos serviços e na rua, em todo o país.

Em mais de 1.500 locais de trabalho realizaram-se plenários e debates, para além de tribunas públicas, concentrações, paralisações, desfiles e manifestações.

Considerando que as mulheres constituem mais de 60% dos associados nos Sindicatos da CGTP-IN e são cerca de 65% dos delegados sindicais, a Semana ficou marcada por uma forte intervenção sindical pelo aumento dos salários, contra a precariedade, o assédio laboral e os horários desregulados, pela defesa da saúde, a valorização das carreiras profissionais, o reconhecimento das qualificações, competências e experiências e os direitos específicos das trabalhadoras.

Foram feitas novas sindicalizações, eleições de delegadas sindicais, aprovação de mais propostas reivindicativas e realizada uma reunião com a Secretaria de Estado da Igualdade visando a resolução de situações de discriminação.

Um dos problemas mais debatidos foi o direito a horário flexível para acompanhamento de filhos até 12 anos de idade.

Uma questão relevante dado que, em 2022, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) emitiu 809 pareceres relativos a intenções de recusa patronal na atribuição de horários flexíveis, que na sua esmagadora maioria foram favoráveis às/aos trabalhadoras/es.

Para a vida mudar, a igualdade tem de avançar!

Por isso, a luta pela igualdade é uma luta de todos os dias contra a opressão, discriminação e exploração, por “um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Uma luta que adquire uma importância acrescida face à urgência da mobilização geral contra o aumento do custo de vida, nomeadamente dos preços da alimentação e da habitação, pela reposição e melhoria do poder de compra dos salários e a valorização dos trabalhadores.

Estas são razões que justificam a participação de todos, mulheres e homens, na Manifestação Nacional da CGTP-IN, no dia 18 de Março, em Lisboa.