A Inter-Reformados (organização de reformados da CGTP-IN), e o MURPI lançaram uma Peticão para a Criação de uma rede Pública de Lares e de serviços de apoio à terceira idade.

O envelhecimento do país é uma realidade. No distrito de Lisboa, os grupos etários onde se verificou um crescimento da população foi apenas nos 65 e mais anos, em 100 residentes com menos de 15 anos, há 152 residentes com mais de 65 anos, no distrito o envelhecimento da população, é menor que no país.

Os signatários desta petição exigem a valorização real das pensões, o direito à saúde, não dispensando a existência de uma Rede de Equipamentos e Serviços de Apoio, que nas suas diversas valências - apoio domiciliário, centro de dia, centro de convívio, lar – respondam às suas necessidades.

A falta de lares residenciais, com condições condignas, destinados à residência de pessoas idosas, numa situação de dependência e na ausência de apoio para que possam continuar a viver nas suas casas, é uma carência que se agrava no plano nacional.

É fundamental assegurar que os lares funcionem com recursos humanos adequados para a satisfação das necessidades básicas dos seus utentes e igualmente com profissionais com competência técnica que permitam assegurar os cuidados de saúde necessários no desenvolvimento de atividades que os mantenham física e intelectualmente ativos. A recolha de Assinaturas é até ao dia 15 de Abril.

Ler petição