A IX Conferência da Interjovem realiza-se já no próximo dia 7 de novembro, no auditório do STEC (Sindicato dos Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos), a partir das 10h00. Esta iniciativa constitui um momento importante na vida da Interjovem e do MSU. É a partir desta organização que podemos garantir o futuro dos sindicatos, uniões, federações e da própria CGTP-IN.
A Interjovem-Lisboa é um espaço de formação, partilha de experiências e de luta dos jovens trabalhadores de diversos setores de atividade no distrito de Lisboa.
A juventude trabalhadora na região de Lisboa enfrenta dificuldades acrescidas; a maioria dos contratos de trabalho são precários, gerando uma grande instabilidade e insegurança, muitas vezes associada a horários de trabalho longos e desregulados, deixando os jovens trabalhadores sem tempo para viver. Portugal é o país da UE com mais precariedade; este é um instrumento do patronato para pagar salários mais baixos e despedir mais facilmente.
Vivemos um contexto económico e social muito marcado pela subida do custo de vida e dos bens e serviços essenciais, com especial incidência na habitação. Os impactos que a especulação imobiliária tem no acesso à habitação são dramáticos, nomeadamente para os jovens. São muitos os que não conseguem ter uma casa digna onde viver, impossibilitados de pagar uma renda, vendo-se forçados a partilhar casas, quartos e, em última instância, a dormir em tendas ou a adiar a sua emancipação.
O aumento geral e significativo dos salários, o combate à precariedade e aos horários desregulados e o direito à habitação são elementos fundamentais para melhorar de imediato as condições de vida dos jovens trabalhadores, estancar a emigração e garantir o futuro do país.