DEBATE - O PÚBLICO É DE TODOS, O PRIVADO É SÓ DE ALGUNS Sindicatos de vários sectores promovem quinta-feira, 6 de Abril, em Lisboa, um debate sobre as privatizações sob o lema «O público é de todos, o privado é só de alguns». A iniciativa, que contará com a intervenção de representantes de trabalhadores e utentes, tem como objectivos fazer o balanço das privatizações em Portugal, analisar os avanços e recuos verificados nos diversos sectores e identificar objectivos comuns ou convergentes na luta pela gestão pública de funções e serviços essenciais. Organizado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, (STAL), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), e a Federação de Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo (FESAHT), o debate decorrerá a partir das 14.30 horas, na sede da FESAHT (Pátio do Salema, nº 4, Lisboa).

Esta iniciativa insere-se na Semana internacional de luta contra as privatizações e em defesa dos Serviços Públicos e das Funções Sociais dos Estados, promovida pela União Internacional de Sindicatos dos Serviços Públicos e Similares (UIS-SP-S), estrutura da Federação Sindical Mundial (FSM).pôr em causa a manutenção e eventual melhoria e alargamento dos regimes de antecipação da idade da reforma por motivos de penosidade, perigosidade ou desgaste rápido.

A valorização do trabalho e dos trabalhadores assume, neste quadro, uma centralidade acrescida, para o futuro da Segurança Social de forma a que esta responda às necessidades e anseios dos assalariados de todas as gerações e contribua para o desenvolvimento, progresso e justiça social do país.