A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN e outras organizações que integram a Plataforma Lisboa em Defesa do SNS estão na rua, numa acção de denuncia relativamente à situação do SNS. É com desagrado que verificamos que a proposta de Orçamento de Estado para 2020 é claramente insuficiente, quando se verifica que o apoio do estado à Banca totalizou cerca de 19 mil milhões entre 2008 e 2018, a que se irão somar 1,7 mil milhões em 2019 e 2020, constituindo uma de opção política.

É preciso reforçar, com robustez, o investimento público no SNS, já neste Orçamento de Estado, para dar suporte às medidas imprescindíveis e urgentes para resolver os principais problemas de acesso universal e em igualdade de todos os cidadãos.

Infelizmente o Serviço Nacional de Saúde continua  a não dar resposta, aos mais diversos níveis: nas enormes listas de espera para consultas e cirurgias, com o encerramento de vários serviços, com a falta de hospitais públicos,  nos meios complementares de diagnostico; na aquisição de equipamento médico diverso, de cuidados continuados e paliativos, na falta de profissionais de saúde.

Estas e outras reivindicações podem ser lidas no comunicado distribuído à população.