SEMANA ESCLARECIMENTO

"A Cor da Liberdade" é um documentário que abriu as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, realizadas pela União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, que teve lugar no dia 5 de junho, no salão da Casa Sindical de Lisboa.

Esta iniciativa cultural contou, no final da exibição do filme, com um debate/conversa com Filipa Patrício, argumentista e produtora, e Luís Farinha, historiador e autor dos textos. Proporcionou uma reflexão sobre os valores e a história da Democracia Portuguesa.

"A Cor da Liberdade" é um filme/documentário que parte da história de muitos homens e mulheres de diferentes áreas da nossa sociedade, que fizeram o 25 de Abril. Entre eles estão ex-presos políticos como José Pedro Soares e José Ernesto Cartaxo, ex-sindicalista e membro da CGTP-IN, que foram presos e torturados pela PIDE. Estes resistentes antifascistas do concelho de Vila Franca de Xira são a memória viva de testemunhos que importa preservar e divulgar, contribuindo para contextualizar o Portugal antes do 25 de Abril e a sua realidade social.

Este documentário fez com que pudéssemos revisitar uma das mais dolorosas épocas da nossa história, que deixou marcas muito profundas e que não podemos esconder, no momento em que verificamos que a Democracia e os valores de Abril podem estar ameaçados. Não podemos deixar fechar as portas que Abril abriu.