Quem não luta perde sempre, quem luta pode Vencer!

A União dos Sindicatos de Lisboa-CGTP-IN, editou um Boletim “Lutar e Vencer”, uma compilação de algumas das lutas promovidas pelos sindicatos do Distrito de Lisboa que contaram com o envolvimento dos trabalhadores, conseguindo-se alcançar vitórias significativas na defesa dos direitos e pela melhoria das condições de vida e de trabalho dos trabalhadores do distrito de Lisboa.

Nesta publicação salientámos a luta, a resistência e solidariedade dos activistas sindicais contra a tentativa de despedimento do Dirigente Sindical do SINTAF; os Acordos de Empresa alcançados em algumas empresas e locais de trabalho a que são exemplo a EXIDE, a GESLOURES com aumentos em termos globais acima dos 40€; a contagem dos pontos para efeitos de progressão na carreira no Centro hospitalar Lisboa Central; o pagamento do aumento salarial a uma trabalhadora do Pingo Doce que exerceu os direitos de maternidade paternidade.

São muitos os trabalhadores confrontados com a mudança de empresa no cliente, O Sindicato da Actividade Diversa (STAD) conseguiu que os trabalhadores da Vigilância na LIPOR tenham garantidos os seus Direitos pela Transmissão de Estabelecimento.

Foram lutas duras algumas delas prolongadas no tempo, chegando mesmo a Tribunal, como aconteceu com os trabalhadores do Centro de Atendimento da Fidelidade pelo direito a sindicalizar-se no SINAPSA (sindicato da actividade seguradora), que sempre lutou pela aplicação do contracto a estes trabalhadores. O Sindicato também conseguiu  no supremo Tribunal de Justiça que o Contracto Colectivo de Trabalho de 2008 esteja em vigor, podendo os trabalhadores reclamar os direitos que não lhes foram aplicados.

A luta desenvolve-se a vários níveis nas empresas mas também a nível Institucional com a CGTP-IN, que conseguiu o apoio extraordinário ao rendimento, para os desempregados que terminaram o subsidio social de desemprego, mas também contra o alargamento do período experimental, para os trabalhadores à procura do primeiro emprego ou desempregados de longa duração. É dessa imensa acção e luta que aqui reportamos alguns exemplos dos seus resultados, só possíveis de alcançar fruto da unidade, organização e mobilização dos trabalhadores.

Boletim Lutar e Vencer - páginas 1-2 e 5-6

Boletim Lutar e Vencer - páginas 3 e 4