SEMANA ESCLARECIMENTO

A CGTP convida todos para o grande dia de luta e de festa que constitui o dia Mundial do Trabalhador, “Com a Luta vamos avançar nos Direitos – Valorizar os Trabalhadores”, este é o lema do 1º de Maio da CGTP-IN, que vai ter a sua grande comemoração em Lisboa, na Alameda D. Afonso Henriques.

São 45 anos do 1º primeiro de Maio em Liberdade e a festa começa logo de manhã, com a realização da 38ª corrida Internacional do 1º de Maio, a União dos sindicatos de Lisboa-CGTP-IN, estrutura intermedia da CGTP-IN responsável pela organização desta prova de atletismo, onde centenas de atletas de várias idades percorrem as principais ruas e avenidas da cidade, mas os mais pequenos ou aqueles que se sentem com menos preparação fisica também podem participar na Mini-Corrida.

No relvado da Alameda, podemos fazer um piquenique bastante variado, com a oferta de iguarias, confeccionadas pelos activistas dos diversos sindicatos, pode-se comer desder o caldo verde à bela sardinha assada, a bifana no pão ou experimentar a granada, nos petiscos da União, como sobremesa venha provar os bolos da Inter-Reformados. Já com a  a barriguinha cheia, vamos todos à Manifestação.

O 1º de Maio da CGTP é uma grande Jornada de unidade e luta contra a proposta de lei laboral do governo do PS, que com o apoio do PSD e do CDS pretende fumentar a precariedade, desregular os horários e pôr em causa a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar, atacar a contratação colectiva, os direitos e reduzir os rendimentos. Vamos dizer não ao banco de 150 horas anuais, vamos rejeitar o periodo experimental de 180 dias, os despedimentos e o não pagamento da compensação. Este grande dia de festa e de Luta termina com o Comicio onde intervirá o secretário Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, e a actuação de Celina da Piedade.