SEMANA ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Mineiras e Trabalhadores da Extracção e Lavarias das Minas Neves Corvo, que tem vindo a desenvolver uma forte luta, apesar da administração da Somincor mandar espalhar vedações e portões em diversos locais da empresa e da interferência que a Unidade de intervenção da GNR na greve em curso, procurando criar dificuldades ao exercício da actividade do piquete de greve, deslocaram-se no dia 10 de Novembro ao Ministério do Trabalho, em Lisboa, exigindo que o mesmo intervenha na resolução do conflito que vem mantendo com a empresa concessionária da exploração daquelas minas.

Os  principais motivos da luta são:

- Pelo fim do actual horário no fundo da mina;
 - Pela humanização dos horários de trabalho;
 - Pelo estabelecimento de protocolo, entre a empresa e a Segurança Social, que permita a antecipação da idade de reforma dos trabalhadores adstritos às lavarias, pastefill, backfill e central de betão;
 - Pela progressão nas carreiras e o fim das discriminações e pela reposição dos direitos dos trabalhadores que resistiram à laboração contínua;
 - Pela revogação das alterações unilaterais na política de prémios;
 - Pelo fim da pressão e repressão sobre os trabalhadores.