A União dos Sindicatos de Lisboa realizou no dia 29 de de Novembro, no auditório da CGTP- IN um Encontro sobre Descentralização Sindical, no distrito de Lisboa, sob o lema " Mais Descentralização; Mais perto dos Trabalhadores, Mais Intervenção." A realização deste Encontro, constituiu antes de mais, um momento importante para avaliar coletivamente o que temos, o que queremos e sobretudo o futuro da descentralização sindical no âmbito geográfico de intervenção da USL.

A abertura do Encontro contou com a Intervenção do Libério Domingues que na sua intervenção sublinhou:..."no quadro de grande exigência que estamos a atravessar, e que coloca como absolutamente necessário o reforço e o alargamento da nossa capacidade de intervenção aos mais diversos níveis, com o reforço da nossa organização sindical a partir das empresas e locais de trabalho..." e as delegações sindicais desempenham um papel fundamental, na dinamização do trabalho".

O tecido empresarial nos últimos anos sofreu alterações, com alguns ramos de atividade a crescer e outros a regredir em quantidade de empresas, número de trabalhadores e locais de trabalho, que podemos constatar com base na apresentação de dados objetivos nos mapas de quadro de pessoal de 2020 (a distribuição dos sectores de actividade por concelho, o nº de locais de trabalho e de trabalhadores por zona e o seu peso no distrito) a discussão e participação dos diversos sindicatos  (Função Pública, STAL, STML, SITE, CESP, Hotelaria, Enfermeiros, SIESI,SINTAF, Construção)  permitiu fazer um levantamento de  algumas deficiências que são precisas ultrapassar para melhorar o nosso trabalho, mas também foram apontadas ideias novas para uma maior afirmação do Movimento Sindical Unitário nos concelhos.

No Encontro foi aprovado por unanimidade e aclamação um Documento Base com 6 pontos, salientamos o ponto 4. consolidar a Descentralização, Aumentar a intervenção Sindical, o surgimento de novas empresas como: logística, comercio e serviços, hotelaria, a industria a construção ou de serviços ligados à administração pública. A importância de reforçar as delegações Sindicais com a adesão de novos sindicatos e dinamizar o seu funcionamento, potencia a sindicalização e abre portas ao reforço do Movimento Sindical do Distrito.