SEMANA ESCLARECIMENTO

FRENTE COMUM ENTREGA PRENDAS/REIVINDICAÇÕES AO GOVERNO

Frente Comum realizou um Cordão Humano com a  participação de Delegados, Dirigentes e Activistas Sindicais no, dia 12 de Dezembro, pelas 14h30, em Lisboa, com início na Praça da Figueira e terminou em frente ao Ministério das Finanças, houve uma entrega ao Governo de “prendas” que correspondem a justas reivindicações sobre problemas que se arrastam e que os trabalhadores da Administração Pública exigem que se resolvam em 2019!

O anuncio do aumento de 635€ para os trabalhadores da Administração Publica é profundamente demagógico considerando que  esta actualização não decorre de qualquer vontade politica, mas sim da aplicação obrigatória da Lei em vigor, que impede que haja trabalhadores na 3ª. posição remuneratória única, 583€,  se não que ficariam remunerados abaixo do SMN, aprovado em sede Concertação Social.

Esta actualização salarial é justa e necessária é pena, é que não abranja os cerca de 600 mil trabalhadores que estão sem aumento salarial desde há 10 anos, quando todos os dias está a subir o custo de vida. Não é honesto que o Governo tente confundir os trabalhadores, e misture  progressão de carreira (que só alguns irão ter) com aumentos salariais onde se defende que abranja todos os trabalhadores.

A aplicação das 35 hde trabalho para todos, o combate à precariedade, o sistema de avaliação (SIADAP) e a questão das carreiras, foram algumas das reivindicações apresentadas durante o percurso, os activistas sindicais entoaram canticos adaptados à quadra festiva em que nos encontramos...”dlim dlim dlão, dlim dlim dlão, a negociaaaação, queremos mais salários, pra comprar pão”.