SEMANA ESCLARECIMENTO

O Conselho Nacional da CGTP-IN aprovou, a convocação de uma Manifestação Nacional para o dia 10 de Julho, em Lisboa. Esta decisão prende-se com a análise que a Central faz sobre  da situação política e social:

- A insistência do PS na discussão e provável votação pela Assembleia da República das alterações para pior ao Código do Trabalho no mês de Julho (período em que muitos trabalhadores já estão de férias), a não revogação das normas gravosas e a não aprovação de alterações que melhorem a vida dos trabalhadores, como é o caso da reintrodução do princípio do tratamento maios favorável e do trabalho de escala prestado em dia feriado, entre outras,

- A urgência da implementação de medidas que promovam o aumento geral dos salários, a valorização das carreiras profissionais e o aumento do salário mínimo para 850€ a curto prazo;

- A luta pela negociação da contratação colectiva sem perda de direitos;

- A urgência da redução do horário de trabalho para as 35 horas e a regulação dos horários de trabalho, sem bancos de horas nem adaptabilidades

- O combate à precariedade,

- A defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado com a dotação de meios para que efectivamente possam cumprir os direitos consagrados na CRP

Assim e dada a gravidade da situação e as repercurssões na vida dos trabalhadores, prevê-se a marcação de pré-avisos de greve a fim de possibilitar a participação dos trabalhadores no dia nacional de luta. Para mais informações os trabalhadores devem consultar os sindicatos dos respectivos sectores de actividade.