SEMANA ESCLARECIMENTO

Amanhã inicia-se a semana de esclarecimento, ação e luta, com várias iniciativas agendadas no distrito de Lisboa. Diversos setores de atividade vão dar expressão às razões de luta dos trabalhadores.

Na ADP Fertilizantes realiza-se o 3º dia de greve, com 2 horas por turno. Os trabalhadores exigem aumentos de 8% ou mais 40 euros nos salários abaixo de 2000 euros e a retribuição do trabalho por turnos pela tabela 9B. Esta última reivindicação já foi aceite pela administração, devido à força da luta.

No Pingo Doce (PD) da Guia, em Cascais, a partir das 9h30, o CESP vai realizar uma concentração à porta desta empresa, que é uma das responsáveis pelas propostas inaceitáveis que impedem, há oito anos, a atualização urgente do CCT. Considerando que o PD assume a presidência da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), é fundamental melhorar as condições de trabalho e respeitar a liberdade sindical.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul realizará uma ação de denúncia contra a PIZZA HUT/IBERSOL, em Carnaxide, a partir das 12h00. Os trabalhadores reivindicam aumentos salariais, redução do horário de trabalho para as 35 horas e 25 dias de férias.

Os trabalhadores da Carris têm agendado o 4º dia de greve parcial para esta quinta-feira, entre as 18h30 e as 22h30. O sindicato considera que, após a empresa ter reconhecido um lucro de 9,5 milhões de euros em 2023, é exigido que esse lucro seja repartido pelos trabalhadores, nomeadamente na melhoria dos seus salários, pois houve um aumento de produtividade que tem de se refletir na grelha salarial dos profissionais da Carris.