A União dos Sindicatos de Lisboa (USL/CGTP-IN), esteve com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul e com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) no Centro Comercial Alegro Alfragide. Esta Iniciativa insere-se no âmbito da acção sindical integrada. A maioria dos trabalhadores dos Centro Comerciais trabalham por turnos e, regra geral, ao fim de semana. A sua grande maioria está abrangida pelo salário mínimo nacional, apesar de trabalharem há uma série de anos nas diversas empresas, principalmente porque a contratação colectiva encontra-se bloqueada. Nos últimos anos acentuou-se a desvalorização profissional, o poder de compra dos trabalhadores desceu drasticamente, o desemprego e a precariedade sobem e os jovens trabalhadores continuam sem previsão de estabilidade e futuro.

É essencial combater a política de baixos salários e empobrecimento para assegurar o desenvolvimento económico e social do país.

Libério Domingues, Coordenador da USL/CGTP-IN, na sua intervenção de encerramento, lembrou a aproximação de duas datas que são muito importantes: o 25 de Abril e o 1.º de Maio, em que se comemora a aquisição de um conjunto de direitos fundamentais para os trabalhadores e para a população, que são exemplo: o direito à educação para todos, ao Serviço Nacional de Saúde, à segurança social pública e universal, ao salário mínimo nacional, às férias, ao subsídio de férias e de natal, e à greve. Estes foram alguns dos direitos conquistados pela revolução de Abril e pelos quais lutamos no 1.º de Maio.

Este ano vamos voltar a comemorar Abril e Maio na rua, com a realização de uma grande jornada de luta. Vamos lutar por emprego com direitos e por salários e horários dignos porque continuamos a acreditar no futuro do país.