SEMANA ESCLARECIMENTO

Tem sido grande a adesão à greve parcial dos trabalhadores da Carris. O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal e a Federação (STRUP/FECTRANS) convocaram um Plenário Geral na Carris, com recolha de material, para o dia 19 de junho, entre as 9h30 e as 14h30, na estação de Santo Amaro.

Os trabalhadores decidiram deslocar o Plenário para a Praça do Município, para, a uma só voz, exigir que a Câmara Municipal de Lisboa os ouça e crie condições para que o Conselho de Administração responda positivamente às suas reivindicações.

Os dias passam e os factos confirmam que os trabalhadores têm razões acrescidas para lutar por melhores salários, pela efetivação das 35 horas de trabalho semanal e por mais direitos. Está provado que a Carris tem os lucros em alta, enquanto os salários continuam em baixa. A verdade é que, proporcionalmente, os trabalhadores produzem mais e recebem menos, segundo o sindicato.

Os trabalhadores exigem uma negociação séria e não aceitam que a estratégia negocial do Conselho de Administração seja a de pagar o que quer e nas condições que pretende impor. É preciso acabar com o discurso hipócrita e cínico que elogia o trabalho e trata mal os trabalhadores.