SEMANA ESCLARECIMENTO

O CESP realizou, à porta da Webhelp/Concentrix, no Parque das Nações, em Lisboa, uma ação de denúncia contra o comportamento indigno de uma empresa que se diz "centrada no ser humano", mas que "descarta" os trabalhadores como se fossem meras peças de uma engrenagem. Esta empresa alicia trabalhadores estrangeiros para virem trabalhar para Portugal, oferecendo alojamento, mas retira 300€ do seu salário para este fim.

Se os trabalhadores têm o azar de ficarem doentes e não terem dinheiro para ir ao médico, como aconteceu com Davide Salvi, italiano, que acabou por ter falta injustificada, isso é pretexto suficiente para a empresa os despejar. Chegaram ao CESP denúncias de outros trabalhadores que foram vítimas de situações idênticas e que acabaram por ir embora.

A Webhelp não convive bem com a democracia e com o exercício dos direitos sindicais, ao impedir a entrada do sindicato nas instalações. No entanto, os trabalhadores estão a sindicalizar-se e preparam-se para eleger um representante sindical. Esta é uma porta que abril abriu e que nós vamos defender. É preciso garantir o direito à atividade sindical.