“Por Uma Europa dos Trabalhadores e dos Povos!”

No dia 8 de Maio, reúnem-se no Porto os chefes de Estado e do Governo de países da União Europeia, na chamada Cimeira Social, para preparar novas ofensivas contra quem trabalha. Vai ser discutido o denominado Pilar Europeu dos Direitos Sociais, ao invés de dar uma resposta às aspirações dos trabalhadores e dos povos, aponta um caminho da exploração e afronta à nossa soberania e direitos promovendo a precariedade, atacando os Serviços públicos e a não valorização dos salários.

Nesta Cimeira vai ser discutido o Livro Verde do Futuro do Trabalho apresentado pelo Governo do PS, se por um lado o Governo afirma preocupações sociais, por outro lado não aponta soluções para resolver os principais problemas com que os trabalhadores estão confrontados: mantém e acentua a precariedade, a duração e desregulação dos horários de trabalho, a caducidade das convenções colectivas e sobre o modelo de baixos salários e a pobreza de quem trabalha nada diz, tudo isto em linha com o que se preconiza o denominado “Pilar Europeu dos direitos Sociais”, esta manifestação tem como objectivo: afirmar os direitos dos trabalhadores e reclamar melhores salárioshorários e condições de trabalho.

A União dos sindicatos de Lisboa está a organizar uma deslocação ao Porto, num comboio especial, com uma lotação total de 600 activistas vamos à luta pelo futuro do trabalho e o desenvolvimento do nosso país, pela afirmação da nossa soberania e por uma Europa dos trabalhadores e dos povos.

Vêr manifesto