1º DE MAIO 2025
25 DE ABRIL SEMPRE

Vamos comemorar o 25 de Abril, na rua e descer a avenida da Liberdade, pelas 15h00. Este ano assinalamos os 51 anos de Abril, e os 50 anos das primeiras eleições livres em Portugal, realizadas em 1975, que permitiram a formação da Assembleia Constituinte, responsável pela elaboração da Constituição da República Portuguesa (CRP).

Muito do que em Abril se conquistou, permanece hoje vivo, consagrado na Constituição da República Portuguesa, apesar de algumas revisões.

Entre as grandes conquistas democráticas da Revolução de Abril, inscritos na CRP encontra-se direitos fundamentais, o direito ao voto universal, o fim da censura, a liberdade de organização sindical, os direitos de manifestação e de greve, a instauração do SMN, aumento geral dos salários e das pensões, o alargamento do direito a 30 dias de férias pagas, os direitos das mulheres, a igualdade e o combate às discriminações, o acesso generalizado ao ensino, à saúde; e à segurança social; a democratização da cultura; o fim da Guerra colonial; uma política externa de Paz e cooperação e a salvaguarda da independência e soberania nacionais, estes foram alguns dos direitos conquistados, que contribuíram para a melhoria das condições de vida da maioria da população.

O princípio da solução pacífica dos conflitos inscrita na nossa CRP, é a via que deveremos privilegiar, os portugueses não devem ser envolvidos em novas guerras, que para além de não resolver o problema dos povos, só alimentam o apetite voraz da indústria de armamento.

No dia 18 de maio é dia de eleições, para a Assembleia da Républica. Não podemos ficar indiferentes aos perigos da política neoliberal, cujo objetivo é privatizar os serviços públicos e as funções sociais do Estado, constituindo um grande retrocesso social.

Portugal tem de continuar a ser um país democrático, livre, justo, solidário e em Paz! 

Por isso afirmamos que é fundamental defender e ampliar os valores de Abril no presente e no futuro.