1º DE MAIO 2025
25 DE ABRIL SEMPRE

Hoje realizou-se um plenário na Eugster FRISMAG, fábrica de máquinas de café e outros aparelhos eletrónicos, situada no concelho de Torres Vedras. Estiveram reunidos cerca de 600 trabalhadores, a maioria mulheres.

Este plenário realizou-se no âmbito da semana da igualdade que decorre até dia 12 de Março. Esteve presente o Secretário Geral da CGTP -IN, Tiago Oliveira, em representação da CIMH, Célia Portela, Libério Domingues, da USL e membros do secretariado da US de T.V. e os dirigentes Duarte e Teresa da empresa e do sindicato SITE/Sul.

No plano laboral, denunciou-se os baixos salários praticados pela empresa, a subcontratação de trabalhadores através de uma empresa de trabalho temporário. Não podemos aceitar a insegurança com que estes trabalhadores sentem diariamente, sendo obrigados a trabalharem sistematicamente sábados e a fazerem trabalho extraordinário, dificultando a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar. Os longos ritmos de trabalho e o trabalho repetitivo levam a que muitas trabalhadoras tenham contraído doenças profissionais, como a tendinite. As trabalhadoras são coagidas a trabalharem para além das suas capacidades. A empresa utiliza a política da chantagem dos prémios e do medo, o ambiente que se vive é de assédio no trabalho. Perante este quadro laboral, as/os trabalhadores decidiram avançar com um abaixo assinado, e exigem:

  • o aumento intercalar do salário;
  • o fim da obrigatoriedade de fazer trabalho extraordinário;
  • a admissão de mais trabalhadores para os quadros da empresa, fim da precariedade;
  • redução do horário de trabalho para as 35 horas;
  • a melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho e fim ao assédio laboral.

Foi com confiança e determinação que os trabalhadores unidos decidiram continuar a lutar juntos homens e mulheres.